Localizado no condado de Montezuma, no Colorado, o Mesa Verde National Park é um sítio arqueológico, patrimônio da Unesco, que preserva a história dos Pueblos Ancestrais. Esses povos, índios nativos americanos, viveram ali por cerca de 700 anos, de 600 D.C. a 1300 D.C.. Após esse período, a população começou a se dividir e se espalhou por quatro regiões distintas, hoje compreendidas nos estados de Utah, Colorado, Arizona e Novo México.
O parque é alojado em um enorme platô (mesa) em grande altitude, com paisagens super verdes. Daí o nome Mesa Verde National Park. Além da natureza, que é incrível, chamam a atenção as casas construídas na beira dos penhascos. São verdadeiras cidades, estão super bem preservadas e a boa notícia: podem ser visitadas.
O parque é dividido em 2 principais regiões arqueológicas, cada uma localizada em um platô diferente: a Wetherill Mesa, onde estão a Long House e a Step House; e a Chapin Mesa, onde encontramos o Cliff Palace e o Balcony House. Clique aqui para ver o mapa.
Algumas atrações só podem ser visitadas em um tour guiado e exigem ingresso específico. Outras podem ser visitadas por conta própria, bastando apenas o ingresso geral do parque.
Neste post, contaremos todos os detalhes para que você aproveite ao máximo o seu dia no parque e otimize a sua viagem.
A nossa viagem ao Mesa Verde National Park fez parte de uma road trip de 18 dias pelo oeste americano. Acompanhe também os outros posts!
1) Funcionamento do Mesa Verde National Park
1.1) Ticket (entrada geral e atração específica)
Entrada Geral
O ticket de entrada do parque pode ser comprado das seguintes formas:
- Pedestres ou bicicletas: $8.00 durante o verão e $5.00 nas outras estações (individual). Válido por 7 dias.
- Veículos não comerciais, incluindo motos: $15.00 durante o verão e $10.00 nas outras estações (para o grupo). Válido por 7 dias.
- Passe anual do Parque: $30.00. Pode ser usado individualmente ou por veículo não comercial, no período de um ano.
- Passe anual dos Parques Nacionais Americanos: $ 80.00. Pode ser usado individualmente ou por veículo não comercial, no período de um ano, em qualquer parque nacional dos Estados Unidos. Esta foi a opção que escolhemos. Valeu muito à pena. Com ele, conhecemos 14 parques nacionais americanos. Para saber mais detalhes, clique aqui.
OBS: preços de maio de 2016.
Entrada para atrações específicas
Algumas atrações requerem tickets específicos. Valor: US$ 4,00 cada, por pessoa. São elas:
- Long House
- Cliff Palace
- Balcony House
Os tickets para as três atrações são super concorridos e acabam rápido. Normalmente são vendido pessoalmente em até dois dias antes ou no mesmo dia. Não são vendidos pela internet (informação de maio de 2016). Para saber os postos de venda e horário, clique aqui.
No entanto, existe um outro tour, de fotografia e um pouco mais caro, que pode ser comprado pela internet. O nome do tour é Twilight Photography Tours, dura cerca de 90 minutos e vai ao Cliff Palace. Para saber mais dados sobre esse passeio, clique aqui.
Chegamos no parque por volta das 09:30 da manhã e fomos direto comprar os tickets específicos. Pegamos uma pequena fila, mas quando fomos atendidos pelo caixa, fomos informados que os tickets do Cliff Palace e do Balcony House já estavam esgotados. Havia apenas 3 tickets para o Long House.
O que fizemos: compramos os tickets para o Long House para este dia e para o Cliff Palace para a manhã seguinte. Em resumo: o ideal é que você chegue no ponto de vendas o mais cedo possível, de preferência que seja o primeiro da fila, rs. Ou então, faça como nós, reserve 1 dia e meio para qualquer imprevisto.
No entanto, se de tudo você não conseguir comprar nenhum ingresso, não se desespere, existem várias outras atrações no parque e falaremos sobre uma por uma neste post!
1.2) Tempo estimado para visitar o Mesa Verde National Park:
Em um dia, é possível visitar as principais atrações do parque. No entanto, por causa da dificuldade de comprar ingressos, sugerimos 1 dia e meio, principalmente no verão.
2) Principais atrações:
-
WETHERILL MESA (clique aqui para ver o mapa)
2.1) Long House e Long House Loop
Para visitar o Long House, é necessário comprar o ingresso específico. O passeio completo dura em torno de 2 horas e exige uma caminhada (fácil, porém com algumas escadas) de 3,6 km (ida e volta). A atração é formada por 150 cômodos construídos dentro de um penhasco e os guias vão contando, ao longo da caminhada, histórias dos povos que ali moraram e algumas curiosidades.
O Long House Loop, por sua vez, é uma trilha pavimentada de 10 km, onde também é permitido o uso de bicicletas. De lá, é possível ter uma boa vista do Long House.
2.2) Step House
A visita ao Step House é realizada por conta própria e não necessita de ticket específico. Você verá duas construções de épocas distintas na mesma rocha.
Para visitar a atração, é necessária uma caminhada de 1,6 km (o loop), que dura cerca de 1 hora.
-
CHAPIN MESA (clique aqui para ver o mapa)
2.3) Spruce Tree House
A trilha para o Spruce Tree House começa atrás do Chapin Mesa Archeological Museum, mas, no dia em que fomos, estava fechada em virtude de um grande deslizamento de rochas. Foi possível chegar até o ponto em que tiramos a foto acima.
2.4) Chapin Mesa Archeological Museum
O Chapin Mesa Archeological Museum retrata os costumes do povos Ancestrais Pueblos, que habitaram a região, e um pouco de sua história. Há também algumas exibições de artigos pré-históricos, itens relacionados ao parque e um filme de 25 minutos que conta a história de Mesa Verde.
2.5) Mesa Top Loop Road
O Mesa Top Loop Road é uma estrada cênica e pavimentada de 10 km, que passa por vários pontos de interesse, incluindo as primeiras casas construídas na região e overlooks para ver a Square Tower House e o Cliff Palace. Abaixo, algumas atrações do Mesa Top Loop Road:
-
Navajo Canyon View
-
Square Tower House
- Pit Houses: foram as primeiras construções na região. As casas eram construídas pra baixo do chão.
-
Sun Point View
-
Oak Tree
-
Sun Temple
2.6) Cliff Palace e Cliff Palace Loop
O Cliff Palace é a maior construção dos Pueblos Antigos em penhascos da América do Norte. É também a atração mais concorrida e os ingressos se esgotam rapidamente. Se você for visitar apenas uma atração guiada, recomendamos esta.
A construção data dos anos de 1190 a 1260, mas foi abandonada por volta de 1300. Acredita-se que os povos deixaram Mesa Verde quando a terra se tornou improdutiva, devido ao excesso de pessoas ali morando.
-
ESTRADA CÊNICA
Da entrada do parque até as principais atrações (Chapin Mesa e Wetherill Mesa) é muiiiiito chão. A boa notícia é que a estrada é super cênica e com vários overlooks para parar e fotografar. Apenas fique de olho no horário previsto no seu ticket, caso vá visitar alguma atração paga, pois, no Mesa Verde National Park, é fácil, fácil perder a noção do tempo!
2.8) Outras atrações que não visitamos
- Balcony House: Requer ticket. Para quem não tem o ticket, é possível avistá-la do Soda Canyon Lookout.
- Cedar Tree Tower
- Far View Sites
3) Onde se hospedar:
Ficamos hospedados, a convite, no hotel Retro Inn, em Cortez.
O hotel é super bem localizado, a apenas 10 minutos da entrada do parque, e próximo a todo o tipo de comércio, como supermercados, fast-foods e restaurantes, incluindo o Destination Grill, que serve comida típica do Sudoeste Americano e fica bem em frente ao hotel.
Por não ser exatamente dentro do parque e por ser construído dentro do conceito de “motel americano”, o Retro Inn tem um ótimo custo-benefício. Os quartos são grandes, com várias amenidades, como frigobar, secador de cabelo e cafeteira, além de uma decoração toda Retrô. Muito lindo!
Gostou do nosso roteiro?
Reserve os seus hotéis pela caixa do Booking abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o Booking repassa uma pequena parte da comissão dele, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem! Valeu 😉
Outros posts sobre viagem de carro nos Estados Unidos
- 18 dias de carro pelo oeste americano
- Capitol Reef National Park: guia completo
- Death Valley National Park: dicas e roteiros
- Yellowstone National Park: roteiro de 2 dias – Primeiro Dia
- Yellowstone National Park: roteiro de 2 dias – Segundo Dia
- Guia completo do Zion National Park
- Arizona: Antelope Canyon, Horseshoe Bend e Lake Powell
25 Comentários
Olá amigos. Vou passar pelo Mesa Verde no próximo dia 21 de setembro, uma quinta-feira. Quais as chances de eu conseguir visitar o Cliff Palace? Será que nesta data costuma haver muito movimento?
Abraço
Olá Luiz,
Tudo depende do horário em que você chegar. Quanto mais cedo você chegar, melhores serão as suas chances. A maior parte das pessoas deixa para comprar no dia da visita e não é todo mundo que tem ânimo de acordar cedo.
Na realidade, nós não conseguimos comprar para o mesmo dia porque fomos no fim de semana do “Memorial Day”, um feriado prolongado muito celebrado nos EUA. Acredito que em uma quinta-feira comum, você não terá dificuldades de conseguir ingressos se chegar até umas 9:00-9:30hrs.
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá Renato.
Muito obrigado pela rápida resposta e pelas informações esclarecedoras. Esta é a primeira vez que vou aos EUA. Como serão somente dez dias, quero aproveitar ao máximo. Esta visita ao Mesa Verde não estava programada. Vou sair do Monument Valley para ir a Moab. Este desvio para o Mesa Verde aumenta em uns 200km o meu trajeto. Mas acho que vale a pena.
Grande abraço.
Nunca, nunca havia ouvido falar. Só quem viaja para ver coisas assim. Favoritado. Obg
Olá, Carlos! Verdade! Os lugares escondidos são os mais interessantes e só viajando por conta própria para conhecê-los, não é mesmo? Abraços, Cristina e Renato.
que legal, nunca tinha ouvido falar desse lugar, parece que nem é de verdade, tipo miniatura sabe aheuahea ótimas dicas dos ingressos, tem que ser esperta!
Hehe, parece miniatura mesmo. É tudo tão lindo! Essas casinhas dentro das montanhas são de impressionar. E no parque há inúmeras delas! Obrigado pelo comentário. Abraços, Cristina e Renaato.
Esses parques nacionais da America do norte são simplesmente sensacionais! Achei legal essas casinhas, me lembraram muito alguns vilarejos do Marrocos.
Verdade, parece sim! É tanta história, né? Mais a paisagem… amamos o lugar! Obrigado pelo comentário. Abraços, Cristina e Renato.
Suas dicas são super útil pra conseguir os tickets, já que são assim super concorridos, amei as fotos e fiquei encantada com essas construções. Adoro tudo que é retrô então entrei no site do Retrô Inn e já me apaixonei.
Olá, Deisy! Muito obrigado pelo comentário. O lugar é realmente único, merece uma visita. Quanto ao hotel, que gracinha, né? É bem coisa de filme americano de road trip mesmo. Curtimos demais. Abraços, Cristina e Renato.
Que lugar sensacional, nunca tinha ouvido falar! Fiquei morrendo de vontade de explorar tudo por ali, parece tudo tão interessante. Ótimo post!
Olá, Taís! Um lugar pouquíssimo divulgado entre os brasileiros, não é mesmo? Uma pena, né? É a Machu Picchu da América do Norte. Recomendamos demais. Abraços, Cristina e Renato.
Uau uau uau, eu sou fã dos parques dos Estados Unidos e tenho aquele sonho de conhecer todos algum dia rs (ainda faltam muitos nessa lista), mas acredita que eu não sabia sobre a Mesa Verde. Como sempre, os posts de vocês são sempre inspiradores e recheados de belas fotos, bom saber sobre este parque, que aliás, é simplesmente maravilhos. Cada vista de tirar o fôlego que a vontade é de voltar para os EUA agora.
Abraços
Olá, Josiane! Muito obrigado pela visita e pelo comentário. O Mesa Verde é pouquíssimo divulgado entre os brasileiros. Uma pena, né? É a Machu Picchu da América do Norte. Recomendamos demais. Abraços, Cristina e Renato.
Mais um excelente post que eu vou salvar! As fotos estão incríveis! Até que o valor do ingresso não é alto, principalmente o anual. Pagaria até mais, só para ter o prazer de visitar um lugar tão lindo!
Olá Alessandra, obrigado pelo comentário! O Passe anual foi um achado, valeu a pena demais. Além de incluir todos os parques nacionais dos Estados Unidos, o valor ainda é por carro e não por pessoa. Uma viagem com excelente custo-benefício. Recomendamos. Abraços, Cristina e Renato.
Que lindo!!
Não conhecia esse parque!
Estivemos no Colorado no inverno para esquiar, mas deve ser muito lindo no verão tambémém, quando a neve da lugar a lindas paisagens.
Olá, Fran! Com certeza, bastante diferente do período de inverno. Ambas estações super interessantes, recomendamos demais. Abraços, Cristina e Renato.
Uau, achei lindo d+! Um lugar diferente mesmo. Fiquei morrendo de vontade de conhecer!!!
Olá, Gisele! Obrigado pela visita e pelo comentário. É um lugar realmente único, uma experiência que só se terá lá. Curtimos bastante. Abraços, Cristina e Renato.
Nossa, que lugar lindo. E diferente!!! Em algumas fotos nem parece real. E as vistas que se tem de lá são lindas tbm. Adorei.
Olá, Mariana!
Obrigado pelo comentário. Você falou tudo: diferente! É um lugar pouquíssimo divulgado aqui no Brasil, mas que esconde enorme beleza e uma história ímpar. Recomendamos demais. Abraços, Cristina e Renato.
Parabéns pelo relato, Cristina e Renato. Gosto muito dos parques americanos (sou apaixonado pelo Zion) e Já tinha lido sobre o Mesa Verde, mas ainda não tive oportunidade de visitar. Adorei as fotos do Cliff Palace, obrigado pela partilha. Você diz que os ingressos esgotam – sabe se dá para comprar online? Abraço
Olá, Filipe!
Muito bom ter você novamente no nosso blog! Também amamos os parques nacionais americanos. O Zion é demais, o Bryce também, o Arches,… amamos todos! Muito lindo e fácil de viajar.
Com relação aos ingressos do Mesa Verde, não é possível comprar os específicos (Cliff Palace, Balcony e Long House) pela internet. Apenas é possível comprá-los pessoalmente e com até dois dias de antecedência. No entanto, existe um outro tour, de fotografia e um pouco mais caro, que pode ser comprado pela internet. O nome do tour é Twilight Photography Tours, dura cerca de 90 minutos e vai ao Cliff Palace. É possível reservá-lo pelo link disponível no site oficial do parque.
Até mais, um abraço.
Cristina e Renato