Roteiro na Espanha: trilhas em Aigüestortes i Estany de Sant Maurici

0

O Parc Nacional d’Aigüestortes i Estany de Sant Maurici é um parque nacional lindíssimo, localizado na região de La Vall de Boí, na Espanha.

Aigüestortes i Estany de Sant Maurici National Park

Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Com mais de 200 lagos e picos que podem chegar até 3017 metros de altura, o parque nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici é um lugar perfeito para quem gosta de trilhas e de estar em contato com a natureza.

No post passado, descrevemos o roteiro que fizemos na região de La Vall de Boí, no qual visitamos 9 igrejas românicas, que são patrimônios da humanidade declarados pela Unesco. Na mesma região, você também encontrará o parque nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. A dica é conjugar essas duas atividades na mesma viagem e aproveitar ao máximo o que de melhor os Pireneus têm a oferecer.

roteiro Espanha

La Vall de Boí. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

No post de hoje, detalharemos as trilhas que fizemos no parque nacional Aigüestortes i Estany de Sant Maurici, informações sobre o seu funcionamento, como chegar, dicas de hospedagem e o nosso roteiro.

Vale lembrar que apenas 300 km separam a região de La Vall de Boí da cidade de Barcelona. Por isso, se você tem mais tempo para explorar a Espanha, inclua La Vall de Boí em seu roteiro e se encante!

Se ainda restar alguma dúvida, é só deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!

1) Roteiro no Parque Nacional Aigüestortes i Estany de Sant Maurici

O parque ocupa uma área de mais de 40 mil hectares em um dos trechos mais espetaculares dos Pireneus. Além dos seus impressionantes picos, que chegam a ter mais de 3.000 metros de altura, a grande atração do parque é a água. No parque, ela é encontrada nas suas mais diversas formas, seja na neve dos seus picos, nos mais de 200 lagos aos pés das montanhas ou mesmo nos inúmeros rios e cachoeiras que cortam os vales.

Trilhas na Espanha Parque Nacional caminhada

Águas do parque! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

As principais portas de entrada do parque são as cidades de Boí, na borda oeste, e Espot, na borda leste. No lado de Boí, encontra-se a planície de Aigüestortes, com seus diversos rios sinuosos (aigüestortes, em catalão). No lado de Espot, encontra-se o Estany de Sant Maurici (estany em catalão significa lago). Foram justamente esses dois elementos geográficos que deram nome ao parque.

1.1) Trilhas na região de Vall de Boí

Existem diversas trilhas que partem da região de La Vall de Boí, com diferentes níveis de dificuldade, extensão e paisagens. Para mais informações sobre elas e para ver o mapa da região, clique aqui e acesse o guia oficial do parque.

Fizemos a trilha Estany Llong i Portarró d’Espot, uma trilha com 19,6 km de extensão (ida e volta), dificuldade média e tempo aproximado de 7 horas. É uma caminhada praticamente plana até o Lago Llong, quando a trilha começa uma forte subida pelas montanhas, proporcionando belas vistas dos picos, do lago Llong e do lago Redó. No fim da trilha, a cereja do bolo: o Portarró d’Espot.

Este mirante no meio das montanhas tem uma vista de tirar o fôlego dos picos e do Estany de Sant Maurici.

Portarró d’Espot parque nacional Espanha

Vista maravilhosa do Portarró d’Espot. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Essa trilha pode ser feita percorrendo o mesmo trajeto na ida e na volta (como neste mapa) ou pegando um pequeno desvio e passando pelo Lago Redó na volta (como neste mapa).

A seguir, acompanhe as fotos da nossa trilha!

trilhas Catalunha Espanha Europa

Início das trilhas em Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer na Catalunha Espanha

Parte fácil da trilha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

paisagem Espanha natureza

Lago em Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Roteiro Aigüestortes i Estany de Sant Maurici National Park

Início da subida em Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

melhores trilhas da Europa

Vista do lago Estany Llong . Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

o que fazer na Catalunha Espanha

Vista do lago Estany Redó. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

viagem de carro Espanha

Chegando no topo! Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.2) Travessia del Portarró

Outra opção interessante é, após chegar no mirante Portarró d’Espot, continuar a caminhada em direção ao Estany de Sant Maurici. Assim, você conseguirá conhecer as duas principais atrações do parque em apenas uma caminhada. A travessia tem cerca de 15 km, nível de dificuldade moderado e pode ser percorrida em torno de 6 horas.

Para fazer a travessia, você vai precisar pegar o táxi 4×4 de Boí (van oficial) até a entrada do parque, como descrevemos no item abaixo. Ao final da trilha, você deverá pegar o táxi 4×4 do parque até a cidade de Espot, de onde parte o Bus del Parc, o ônibus que o levará de volta à Boí. O ônibus circula durante a alta estação (de 21 de junho a 30 setembro em 2017) e tem duas saídas diárias (uma de manhã e outra no final da tarde) de cada uma dessas cidades. Para informações atualizadas, consulte o site oficial do parque.

Confira também o guia com todas as travessias disponíveis no parque e baixe o mapa da trilha no Wikiloc.

2) Como chegar em Aigüestortes i Estany de Sant Maurici

Não é possível chegar de carro próprio até o parque nacional Aigüestortes i Estany de Sant Maurici.

Para chegar até lá, é necessário ir até a cidade de Boí, que descrevemos neste post, onde você encontrará, na Plaça Treio em frente a igreja da cidade, um escritório oficial do parque.

De lá, partem vans oficiais que o levarão até Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Essas vans possuem espaço para até 9 pessoas e saem à medida em que completam o número máximo de pessoas permitidas. Apesar de não haver horários pré-estabelecidos para sair, não esperamos mais do que 10 minutos para poder embarcar.

Vale lembrar que a volta do parque para a cidade de Boí ocorre da mesma forma que a ida. Você terá que se dirigir até o ponto de ônibus dentro do parque e aguardar que a van esteja completa com 9 pessoas. Quando fomos, também não esperamos quase nada para voltar.

Em frente a igreja de Boí, você também encontrará um estacionamento gratuito (coordenadas 42.522736, 0.832955), onde poderá deixar o carro o dia todo com a maior tranquilidade, sem gastar nenhum centavo. No entanto, é bom chegar cedo para pegar vaga, principalmente durante os meses de julho a setembro.

Para saber os valores atualizados do transfer e o seu horário de funcionamento, acesse o site oficial de transporte de Boí.

3) Funcionamento do parque Nacional d’Aigüestortes i Estany de Sant Maurici

A entrada no parque é gratuita, mas como falamos no item anterior, é necessário pagar o transfer oficial, que vai de Boí até o centro de informações dentro do parque.

parque Nacional d'Aigüestortes i Estany de Sant Maurici

Parque Nacional d’Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

No interior do parque você também encontrará uma casa de refúgio, onde há banheiros, água potável e alguns quartos coletivos. Não é permitido acampar dentro do parque, assim como acender fogueira, pescar ou caçar.

Aigüestortes i Estany de Sant Maurici National

Refúgio com quartos coletivos. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Dentro do parque não há restaurantes ou lanchonetes. Por isso, é bom levar um lanche reforçado para o dia todo e bastante água.

4) Onde se hospedar próximo ao Aigüestortes i Estany de Sant Maurici

A cidade de Taüll oferece boas opções de hospedagem e está localizada a apenas 5 minutos de carro da cidade de Boí, de onde partem os transfers oficiais para Aigüestortes i Estany de Sant Maurici.

 Taüll La Vall de Boí Espanha

Taüll, La Vall de Boí. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ficamos hospedados no Alberg Taüll, um hotel super romântico, bem localizado e com tudo o que precisamos.

Alberg Taüll hotel

Alberg Taüll. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O hotel dispõe de uma área comum com cozinha compartilhada, sala de estar e TV, espaço para refeições, balcão de turismo, varanda e wifi gratuito. Na área comum também é servido o café da manhã.

Onde se hospedar em Taull

Área comum do Alberg Taüll. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Os quartos são super novinhos, bem divididos e compactos. Todos eles possuem banheiro privativo e aquecimento.

hotel Taull La Vall de Boí

Quarto do Área do Alberg Taüll. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

onde se hospedar Taull

Banheiro do Alberg Taüll. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Em resumo, o Alberg Taüll é uma opção com excelente custo-benefício e está em uma localização bastante estratégica em La Vall de Boí.

Hostal Taull Catalunha

Rua do Alberg Taüll. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

5) Aigüestortes i Estany de Sant Maurici em nosso roteiro

Com tantas atividades e paisagens para serem contempladas, o ideal é reservar 1 dia inteiro para percorrer as trilhas de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici.

Aigüestortes i Estany de Sant Maurici National Park

Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Como temos o ritmo bastante aceleradinho, ainda visitamos algumas igrejas românicas da região no mesmo dia. Se você prefere fazer esse roteiro com mais calma, no entanto, recomendamos que você durma 2 noites na região e faça o seguinte roteiro:

No final deste roteiro, dirigimos no período da noite para a cidade de Broto, que é a porta de entrada para o Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido. Esse parque também é incrível e será objeto do próximo post. Não perca!

Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Outros posts que você poderá gostar!

Pensando em conhecer o parque nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici? Dê um pin na foto abaixo e salve este guia no seu Pinterest!

Conheça Aigüestortes i Estany de Sant Maurici National Park, um dos parques nacionais mais incríveis da Europa. Roteiro, trilhas e muito mais.

A nossa hospedagem no Alberg Taüll foi uma cortesia da gerência. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário