Capital de Mallorca, Palma de Mallorca é a porta de entrada para a maior das Ilhas Baleares e oferece um centro histórico medieval com igrejas, palácios e ruelas, envolvido por uma arquitetura modernista dos séculos XIX e XX.

Palma de Mallorca, Ilhas Baleares, Espanha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Esta é uma boa opção para quem quer combinar as praias paradisíacas da ilha espanhola, com um pouco de arte, cultura e história.
No post de hoje, traremos informações gerais sobre a Ilha de Mallorca, além de um roteiro completo por sua capital. Nos próximos posts, você encontrará outros roteiros que fizemos pelas principais atrações de Mallorca e verá por que esta é uma das ilhas mais bonitas da Espanha e do mundo!
Se ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a desbravar Mallorca também!
1) Quantos dias ficar em Mallorca
Mallorca é uma ilha fantástica e oferece atrações que vão desde praias de águas cristalinas, até cidadezinhas de pedra e cadeias de montanhas.
É possível passar facilmente uns 7 dias na ilha, sem repetir nenhuma atração. No entanto, se você não dispõe de muito tempo e também deseja conhecer as outras Ilhas Baleares (Ibiza, Formentera e Menorca), a nossa dica é ficar pelo menos 4 dias em Mallorca e depois pegar um voo direto para Menorca ou Ibiza.
2) Nosso roteiro resumido em Mallorca
Ficamos 4 dias em Mallorca e conseguimos ver grande parte das atrações em uma road trip por toda a ilha.
Dividimos o roteiro da seguinte forma:
- Dia 1: Palma de Mallorca (este post).
- Dia 2: Praias do Sul
- Dia 3: Praias do Norte e Cabo Formentor
- Dia 4: Serra de Tramuntana e cidadezinhas românticas
3) Qual é a melhor época para conhecer Mallorca
Julho a setembro (primeira quinzena) são os meses mais quentes do ano, mas também os mais cheios e caros. Os dias duram mais, até por volta das 21 horas, e a temperatura da água do mar é também mais agradável.
Maio, junho, setembro (segunda quinzena) e outubro são meses com temperaturas ainda agradáveis para quem quer curtir praia, mas bem mais vazios e baratos do que na alta estação (julho a setembro). Fomos no final de setembro e gostamos bastante. O tempo estava ensolarado, as praias não estavam vazias, mas também não estavam cheias. A água era um pouco geladinha e me fez lembrar de Cabo Frio.
Novembro a março: baixa temporada e clima frio, podendo chegar a 10 graus em janeiro. Esta não é uma época ideal para quem pretende pegar praias, mas pode ser interessante para quem busca uma viagem pelas cidadezinhas charmosas do interior da ilha e pelas atrações históricas de Palma de Mallorca. Época mais barata.
Abril: mês bastante chuvoso.
4) Como chegar e se locomover em Mallorca
Quando pensamos em ilhas, logo pensamos em visitá-las de barco ou de navio, correto? Errado. No caso das Ilhas Baleares, a não ser que você tenha tempo sobrando, você perderá muitas horas se deslocando pelo mar entre uma ilha e outra, pois elas estão bastante distantes entre si (com exceção de Ibiza e Formentera).
Além disso, as companhias aéreas espanholas Vueling e Iberia costumam oferecer voos direto com preços suuuper acessíveis.
Por isso, a nossa dica é pegar um voo de uma ilha para a outra no período da manhã (7:00 a 09:00 da manhã), para chegar ainda cedo no próximo destino. No próprio aeroporto, alugue um carro e comece a sua road trip pela ilha.
Para facilitar, é sempre bom dormir próximo ao aeroporto na noite anterior, ter o roteiro montado e dividido por dias e ter o hotel reservado em cada noite de acordo com o roteiro.
Atenção: apesar de haver algumas linhas de ônibus espalhadas pela ilha, caso você pretenda conhecer as regiões por conta própria, não recomendamos que você vá de ônibus. O ideal é alugar e devolver um carro no próprio aeroporto, para que você possa parar em todos os pontos e mirantes que quiser e não ficar limitado aos horários do transporte público.
5) Roteiro em Palma de Mallorca
A convite da Eliana Pacífico, uma brasileira que é guia turístico e mora em Palma de Mallorca há mais de 20 anos, conhecemos as principais atrações da capital maiorquina e aprendemos um pouco sobre a história desse lugar tão lindo e surpreendente.
A seguir, as principais atrações que visitamos por lá!
-
Catedral La Seu
Com uma cúpula de 44 metros de altura, a Catedral La Seu é uma das maiores construções religiosas em estilo gótico do mundo e possui um interior ricamente decorado.

Catedral La Seu, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
É possível fazer uma visita a seu interior e conhecer obras tanto do período de sua construção durante a Idade Média, quanto do período modernista no século XX.
Destaque para as obras do arquiteto modernista Antoni Gaudí, como os candelabros de ferro retorcidos que sustentam a nave central, e para a maior rosácea do mundo em estilo gótico, que está localizada bem acima do altar.

Interior da Catedral La Seu, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Museu dentro da Catedral La Seu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Para consultar os horários de abertura e outras informações, acesse o site oficial da Catedral La Seu.
-
Palácio de l’Almudaina
Construído sobre uma fortaleza muçulmana do século XIII, o Palácio de l’Almudaina está localizado em frente à Catedral La Seu e é hoje utilizado para a realização de cerimônias e recepções da família real.

Palácio de l’Almudaina, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
É possível fazer uma visita a alguns cômodos do palácio. Para consultar os valores do ingresso e o horário de funcionamento, clique aqui.
-
La Rambla e Passeig des Born
Para quem gosta de bater perna e conhecer o comércio e a vida local, vale a pena dar uma volta nas ruas La Rambla e Passeig des Born.
Ambas estão localizadas na região histórica de Palma, bem perto das principais atrações.
-
Igreja de São Miguel
Construída sobre uma antiga mesquita, a Igreja de São Miguel se destaca pois foi aqui onde a primeira missa foi realizada, após a Reconquista de Mallorca em 1229.

Igreja de São Miguel, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
-
Praça Maior
Construída na região onde existia o antigo Convento de San Felipe Neri, a Praça Maior já foi sede da Inquisição e hoje abriga uma série de galerias comerciais e um estacionamento subterrâneo.
-
Praça de Santa Eulália
A Praça de Santa Eulália abriga uma igreja gótica de mesmo nome, algumas lojinhas e cafés.

Praça de Santa Eulália, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
-
Pátios típicos de Mallorca – Can Amorós (Prefeitura de Mallorca)
Saindo da Praça de Santa Eulália, pegue a rua de Morey, onde você irá encontrar a Can Amorós, um exemplo típico de pátio maiorquino, com arcos, pilastras e colunas.

Pátio interno típico. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Dica: permita-se perder entre as ruelas e descobrir outros pátios. Provavelmente você não conseguirá entrar em nenhum deles, mas vale a pena olhar pelas grades e conhecer um pouco mais dessa arquitetura típica da região.
-
Prédios modernistas no centro histórico

Prédio modernista no centro histórico. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Prédio modernista no centro histórico. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
-
Outras atrações e curiosidades do centro histórico

Obra de arte no centro de Mallorca. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Aproveite para degustar embutidos nas charcuteiras do centro histórico. Foto: CFR / Pegadas na Estrada

Oliveira gigante! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
-
Parc de la Mar
Depois de conhecer o centro histórico de Mallorca, é hora de ter as melhores vistas panorâmicas da Catedral La Seu e do Palácio de l’Almudaina.
Siga até o Parc de la Mar e aproveite o passeio!

Catedral de Mallorca vista do Parc de la Mar. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada
-
La Lonja
Construída em estilo gótico entre 1420 e 1452, La Lonja já foi a sede do Colégio de Mercadores e também a sede do governo no século XV.

Interior da La Lonja. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
-
Castelo de Bellver
Construído no século XIV no alto de uma colina a 112 metros do mar, o Castelo de Bellver é o único castelo da Espanha em formato circular.

Castelo de Bellver, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
O Castelo de Bellver já serviu de prisão militar entre os séculos XVIII a XIX e, mais tarde, em 1940 durante a Guerra Civil Espanhola.
Atualmente esta é uma das principais atrações turísticas da cidade.
Mesmo que você não visite o castelo por dentro, vale a pena subir até o alto da colina para ver a sua arquitetura circular e para ter a melhor vista da cidade de Mallorca e do seu porto.

Castelo de Bellver, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
6) Guia em Mallorca
Para quem quer aprofundar um pouco mais na história da ilha ou não quer fazer esta viagem por conta própria, a nossa dica é entrar em contato com a Eliana Pacífico pelo site dela.
Como falamos, a Eliana é uma brasileira super simpática, que vive em Mallorca há mais de 20 anos, conhece cada cantinho da ilha e trabalha como guia oficial de turismo.
A Eliana oferece desde tours guiados em Palma de Mallorca, como nós fizemos, até tours privados para outras regiões da ilha.

Tarde divertidíssima com a guia Eliana Pacífico. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada
7) Onde se hospedar em Palma de Mallorca
Para quem você possa conhecer as principais atrações de Palma a pé e curtir o clima medieval da cidade à noite, o ideal é se hospedar dentro ou próximo à parte histórica de Palma.
A seguir, alguns hotéis bem avaliados e bem localizados, com preços para todos os bolsos e gostos.
- Hostel econômico: Hostel Fleming
- Standard (bom custo-benefício): Hotel Dalt Murada
- Luxo: Convent de la Missio
Gostou deste post?
Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.
Pensando em conhecer Mallorca? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
7 Comentários
Pingback: O que fazer em PALMA DE MALLORCA: Dicas e Passeio no Centro
Infelizmente eu passei apenas 1 dia em Mallorca e ainda assim foi em abril, ou seja, ainda estava um pouco frio. Pretendo voltar com mais tempo e certamente suas dicas vão ser de enorme ajuda pra mim.
Olá Johnnie,
Com certeza vale a pena voltar e ficar mais tempo. Mallorca tem muitos lugaras legais para conhecer e vale a pena explorar com calma. Se precisar de ajuda, pode contar conosco!
Um abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Ótimas dicas. Usamos e abusamos das informações que vocês deram sobre Maiorca. A ideia de dar as coordenadas dos pontos onde estacionar merece nota 10. Obrigado e parabéns!!!
Olá Cleon e Neca,
Ficamos muito felizes de saber que vocês gostaram das dicas e que elas foram úteis na sua viagem. Legal também saber que vocês curtiram a ideia das coordenadas, é bom ter esse feedback dos leitores para saber o que está dando certo ou não.
Abraço e excelentes viagens para vocês, 🙂
Renato e Cristina
Blog Pegadas na Estrada
Parabéns pelos relatos, ajudou bastante !!!
abs
Olá, Mario!
Que bom que você gostou!
É um prazer compartilhar essas dicas por aqui e ajudar outros viajantes também.
Que você faça grandes viagens na vida.
Abraços
Cris e Renato