O que fazer em Mallorca: roteiro por Palma de Mallorca (1º dia)

0

Capital de Mallorca, Palma de Mallorca é a porta de entrada para a maior das Ilhas Baleares e oferece um centro histórico medieval com igrejas, palácios e ruelas, envolvido por uma arquitetura modernista dos séculos XIX e XX.

Roteiro Palma de Mallorca

Palma de Mallorca, Ilhas Baleares, Espanha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Esta é uma boa opção para quem quer combinar as praias paradisíacas da ilha espanhola, com um pouco de arte, cultura e história.

No post de hoje, traremos informações gerais sobre a Ilha de Mallorca, além de um roteiro completo por sua capital. Nos próximos posts, você encontrará outros roteiros que fizemos pelas principais atrações de Mallorca e verá por que esta é uma das ilhas mais bonitas da Espanha e do mundo!

Se ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a desbravar Mallorca também!

1) Quantos dias ficar em Mallorca

Mallorca é uma ilha fantástica e oferece atrações que vão desde praias de águas cristalinas, até cidadezinhas de pedra e cadeias de montanhas.

É possível passar facilmente uns 7 dias na ilha, sem repetir nenhuma atração. No entanto, se você não dispõe de muito tempo e também deseja conhecer as outras Ilhas Baleares (Ibiza, Formentera e Menorca), a nossa dica é ficar pelo menos 4 dias em Mallorca e depois pegar um voo direto para Menorca ou Ibiza.

2) Nosso roteiro resumido em Mallorca

Ficamos 4 dias em Mallorca e conseguimos ver grande parte das atrações em uma road trip por toda a ilha.

Dividimos o roteiro da seguinte forma:

3) Qual é a melhor época para conhecer Mallorca

Julho a setembro (primeira quinzena) são os meses mais quentes do ano, mas também os mais cheios e caros. Os dias duram mais, até por volta das 21 horas, e a temperatura da água do mar é também mais agradável.

Maio, junho, setembro (segunda quinzena) e outubro são meses com temperaturas ainda agradáveis para quem quer curtir praia, mas bem mais vazios e baratos do que na alta estação (julho a setembro). Fomos no final de setembro e gostamos bastante. O tempo estava ensolarado, as praias não estavam vazias, mas também não estavam cheias. A água era um pouco geladinha e me fez lembrar de Cabo Frio.

Novembro a março: baixa temporada e clima frio, podendo chegar a 10 graus em janeiro. Esta não é uma época ideal para quem pretende pegar praias, mas pode ser interessante para quem busca uma viagem pelas cidadezinhas charmosas do interior da ilha e pelas atrações históricas de Palma de Mallorca. Época mais barata.

Abril: mês bastante chuvoso.

4) Como chegar e se locomover em Mallorca

Quando pensamos em ilhas, logo pensamos em visitá-las de barco ou de navio, correto? Errado. No caso das Ilhas Baleares, a não ser que você tenha tempo sobrando, você perderá muitas horas se deslocando pelo mar entre uma ilha e outra, pois elas estão bastante distantes entre si (com exceção de Ibiza e Formentera).

Além disso, as companhias aéreas espanholas Vueling e Iberia costumam oferecer voos direto com preços suuuper acessíveis.

Por isso, a nossa dica é pegar um voo de uma ilha para a outra no período da manhã (7:00 a 09:00 da manhã), para chegar ainda cedo no próximo destino. No próprio aeroporto, alugue um carro e comece a sua road trip pela ilha.

Para facilitar, é sempre bom dormir próximo ao aeroporto na noite anterior, ter o roteiro montado e dividido por dias e ter o hotel reservado em cada noite de acordo com o roteiro.

Atenção: apesar de haver algumas linhas de ônibus espalhadas pela ilha, caso você pretenda conhecer as regiões por conta própria, não recomendamos que você vá de ônibus. O ideal é alugar e devolver um carro no próprio aeroporto, para que você possa parar em todos os pontos e mirantes que quiser e não ficar limitado aos horários do transporte público.

5) Roteiro em Palma de Mallorca

A convite da Eliana Pacífico, uma brasileira que é guia turístico e mora em Palma de Mallorca há mais de 20 anos, conhecemos as principais atrações da capital maiorquina e aprendemos um pouco sobre a história desse lugar tão lindo e surpreendente.

A seguir, as principais atrações que visitamos por lá!

  • Catedral La Seu

Com uma cúpula de 44 metros de altura, a Catedral La Seu é uma das maiores construções religiosas em estilo gótico do mundo e possui um interior ricamente decorado.

Catedral La Seu Palma de Mallorca Ilhas Baleares

Catedral La Seu, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

É possível fazer uma  visita a seu interior e conhecer obras tanto do período de sua construção durante a Idade Média, quanto do período modernista no século XX.

Destaque para as obras do arquiteto modernista Antoni Gaudí, como os candelabros de ferro retorcidos que sustentam a nave central, e para a maior rosácea do mundo em estilo gótico, que está localizada bem acima do altar.

Catedral La Seu Palma

Interior da Catedral La Seu, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Catedral La Seu Mallorca

Museu dentro da Catedral La Seu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para consultar os horários de abertura e outras informações, acesse o site oficial da Catedral La Seu.

  • Palácio de l’Almudaina

Construído sobre uma fortaleza muçulmana do século XIII, o Palácio de l’Almudaina está localizado em frente à Catedral La Seu e é hoje utilizado para a realização de cerimônias e recepções da família real.

Palácio de l'Almudaina Palma de Mallorca

Palácio de l’Almudaina, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

É possível fazer uma visita a alguns cômodos do palácio. Para consultar os valores do ingresso e o horário de funcionamento, clique aqui.

  • La Rambla e Passeig des Born

Para quem gosta de bater perna e conhecer o comércio e a vida local, vale a pena dar uma volta nas ruas La Rambla e Passeig des Born.

Ambas estão localizadas na região histórica de Palma, bem perto das principais atrações.

  • Igreja de São Miguel

Construída sobre uma antiga mesquita, a Igreja de São Miguel se destaca pois foi aqui onde a primeira missa foi realizada, após a Reconquista de Mallorca em 1229.

centro histórico Palma de Mallorca

Igreja de São Miguel, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Praça Maior

Construída na região onde existia o antigo Convento de San Felipe Neri, a Praça Maior já foi sede da Inquisição e hoje abriga uma série de galerias comerciais e um estacionamento subterrâneo.

  • Praça de Santa Eulália

A Praça de Santa Eulália abriga uma igreja gótica de mesmo nome, algumas lojinhas e cafés.

O que fazer Palma de Mallorca Espanha

Praça de Santa Eulália, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Pátios típicos de Mallorca – Can Amorós (Prefeitura de Mallorca)

Saindo da Praça de Santa Eulália, pegue a rua de Morey, onde você irá encontrar a Can Amorós, um exemplo típico de pátio maiorquino, com arcos, pilastras e colunas.

Pontos de interesse Palma de Mallorca

Pátio interno típico. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Dica: permita-se perder entre as ruelas e descobrir outros pátios. Provavelmente você não conseguirá entrar em nenhum deles, mas vale a pena olhar pelas grades e conhecer um pouco mais dessa arquitetura típica da região.

  • Prédios modernistas no centro histórico

Prédio modernista no centro histórico Mallorca

Prédio modernista no centro histórico. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Prédio modernista no centro histórico. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Outras atrações e curiosidades do centro histórico

Palma de Mallorca Ilhas baleares

Obra de arte no centro de Mallorca. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

o que comer Palma de Mallorca

Aproveite para degustar embutidos nas charcuteiras do centro histórico. Foto: CFR / Pegadas na Estrada

roteiro Ilhas Baleares

Oliveira gigante! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Parc de la Mar

Depois de conhecer o centro histórico de Mallorca, é hora de ter as melhores vistas panorâmicas da Catedral La Seu e do Palácio de l’Almudaina.

Siga até o Parc de la Mar e aproveite o passeio!

Parc de la Mar Palma de Mallorca

Catedral de Mallorca vista do Parc de la Mar. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • La Lonja

Construída em estilo gótico entre 1420 e 1452, La Lonja já foi a sede do Colégio de Mercadores e também a sede do governo no século XV.

La Lonja Palma de Mallorca Espanha

Interior da La Lonja. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Castelo de Bellver

Construído no século XIV no alto de uma colina a 112 metros do mar, o Castelo de Bellver é o único castelo da Espanha em formato circular.

Castelo de Bellver Palma de Mallorca

Castelo de Bellver, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O Castelo de Bellver já serviu de prisão militar entre os séculos XVIII a XIX e, mais tarde, em 1940 durante a Guerra Civil Espanhola.

Atualmente esta é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Mesmo que você não visite o castelo por dentro, vale a pena subir até o alto da colina para ver a sua arquitetura circular e para ter a melhor vista da cidade de Mallorca e do seu porto.

viagem de carro ilhas Baleares

Castelo de Bellver, Palma de Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

6) Guia em Mallorca

Para quem quer aprofundar um pouco mais na história da ilha ou não quer fazer esta viagem por conta própria, a nossa dica é entrar em contato com a Eliana Pacífico pelo site dela.

Como falamos, a Eliana é uma brasileira super simpática, que vive em Mallorca há mais de 20 anos, conhece cada cantinho da ilha e trabalha como guia oficial de turismo.

A Eliana oferece desde tours guiados em Palma de Mallorca, como nós fizemos, até tours privados para outras regiões da ilha.

guia Palma de Mallorca

Tarde divertidíssima com a guia Eliana Pacífico. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

7) Onde se hospedar em Palma de Mallorca

Para quem você possa conhecer as principais atrações de Palma a pé e curtir o clima medieval da cidade à noite, o ideal é se hospedar dentro ou próximo à parte histórica de Palma.

A seguir, alguns hotéis bem avaliados e bem localizados, com preços para todos os bolsos e gostos.

Gostou deste post?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Pensando em conhecer Mallorca? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Conheça Palma de Mallorca, a porta de entrada para a maior das Ilhas Baleares. Roteiro completo, dicas de hospedagem e muito mais.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário