Roteiro de 4 dias em Mallorca: Serra de Tramuntana e cidadezinhas românticas (dia 4)

8

Depois de visitarmos Palma de Mallorca, as praias do sul e do norte da maior das Ilhas Baleares e o Cabo Formentor, chegou a hora de falarmos sobre o que fazer em Mallorca no 4º dia deste roteiro.

Torrent de Pareis Mallorca

Torrent de Pareis, Mallorca. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Para você que está chegando ao blog agora, é importante falar que este post faz parte da série “Roteiro de 4 dias em Mallorca” e que, além de Mallorca, visitamos também na mesma viagem as outras Ilhas Baleares: Ibiza, Formentera e Menorca. Ao todo, foram 12 dias na região, muitas praias, cidadezinhas charmosas e paisagens.

E, se você tem ainda mais tempo, confira também a série de posts que escrevemos sobre a nossa Road Trip pela Espanha.

Se ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a desbravar também as regiões mais incríveis da Espanha!

1) O que fazer em Mallorca – Dia 4 – Serra de Tramuntana

1.1) Sa Calobra

O pequeno vilarejo de Sa Calobra está localizado em meio à Serra de Tramuntana, que é a principal cordilheira das Ilhas Baleares e um dos lugares mais fascinantes de Mallorca. Desde 2011, a Serra de Tramuntana é Patrimônio da Humanidade declarado pela Unesco.

O que fazer em Mallorca

Sa Calobra, Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para chegar até lá, é necessário pegar uma estrada estreita e bastante curva, de cerca de 13 km. Essa estrada é super famosa entre os amantes de bicicleta e é importante estar atento aos vários ciclistas que por ali passam junto aos carros.

Antes de chegar em Sa Calobra, faça algumas paradas para tirar fotos. Não deixe de parar no Coll dels Reis (coordenadas de GPS 39.832295, 2.816020), para ter uma das vistas mais lindas da região.

Roteiro de 4 dias em Mallorca

Vista da estrada para Sa Calobra. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer em Mallorca

Sa Calobra vista da estrada. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Assim que você chegar em Sa Calobra, você verá um estacionamento pago a sua direita (coordenadas de GPS: 39.847576, 2.798491).

Em Sa Calobra, você encontrará uma prainha, um píer de onde partem passeios de barco, banheiro público (pago), várias lojinhas e restaurantes, além da trilha que vai para o Torrent de Pareis, a nossa próxima atração.

1.2) Torrent de Pareis

Torrent de Pareis é um curso d’água que desemboca em uma pequena praia de água azul cristalina, localizada entre dois morros enormes, o Morro de Sa Vaca  e o Morro de Sa Corda.

roteiro em Mallorca

Torrent de Pareis, Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para chegar até lá, vire à direita na ruazinha que banha o mar em Sa Calobra e caminhe alguns metros. Você passará por dois túneis iluminados até chegar em Torrent de Pareis. A caminhada é curta (aproximadamente 300 metros) e de nível fácil.

Apesar de a praia ser muiiiiiito pequena e estar sempre lotada de turistas, o cenário de montanhas é deslumbrante. É aqui, também, que começa a trilha para o interior de um grande desfiladeiro. É importante estar adequadamente calçado com tênis pois, tanto a praia, quanto a trilha para o cânion é formada por diversas pedrinhas.

praias Mallorca

Água azul na praia de Torrent de Pareis. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

trilha Mallorca

Trilha do Cânion em Torrent de Pareis. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Atenção: em Torrent de Pareis você não encontrará restaurantes e banheiros. Toda a infraestrutura turística está localizada em Sa Calobra.

1.3) Gorg Blau

Após visitarmos a região de Torrent de Pareis e de Sa Calobra, pegamos a estrada novamente, em direção à cidadezinha de Deià.

No caminho, fizemos uma breve parada em Gorg Blau, que é uma represa lindíssima, localizada entre dois picos: Puig Major e Puig de Massanella.

Desde 1971, essa reserva fornece água para a capital da ilha (Palma de Mallorca) e para as cidades vizinhas. Por esse motivo, não é possível nadar nessa região.

Gorg Blau Mallorca

Gorg Blau, Mallorca. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

1.4) Deià

Com uma população de apenas 718 habitantes, Deià é uma cidadezinha super charmosa, localizada no alto da Serra de Tramuntana.

 Deià Serra de Tramuntana Mallorca

Cidade de Deià, Serra de Tramuntana. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Por ser muuuuito pequena, não há um roteiro a ser seguido em Deià. A graça aqui é passear à pé por suas ruelas estreitas, características do período de dominação muçulmana em Mallorca.

cidades históricas Mallorca

Cidade de Deià, Serra de Tramuntana. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

pontos de interesse Mallorca

Rua em Deià, Serra de Tramuntana. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Viagem Mallorca

Rua em Deià, Serra de Tramuntana. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Espere gastar no máximo 1 hora para percorrer toda a cidade.

Para quem tem mais tempo e está em uma viagem romântica, há também hotéis de luxo que valem muuuuito uma parada.

1.5) Valldemossa

Um pouco maior do que Deià, com cerca de 1.976 habitantes, Valldemossa é outra cidadezinha encantadora da Serra de Tramuntana, ideal para uma viagem romântica!!! Se você tem mais tempo, recomendamos que você passe uma noite aqui. Falaremos mais sobre hospedagem no próximo item.

Assim que você chegar em Valldemossa, procure vaga em um dos estacionamentos públicos e pagos da cidade. Paramos o nosso carro no estacionamento localizado na coordenada de GPS 39.711046, 2.621196.

Antes de começar a conhecer a cidade, dê uma passada na oficina de turismo de Valldemossa, localizada na Avenida Palma nº 7  (em frente ao estacionamento), para pegar um mapinha e para ver se está acontecendo algum evento na região.

Dica da nossa amiga e guia em Mallorca Eliana Pacífico, a Real Cartuja de Valldemosa é uma a principal atração da cidade e já foi, além de um monastério, a residência do rei Sancho I de Mallorca. Atualmente, a construção está aberta à visitação e é possível conhecer, com um único ingresso, alguns cômodos do antigo palácio de Sancho I, a igreja principal, a antiga farmácia, o museu Chopin-George e um pequeno museu da câmara municipal. Confira o preço atualizado do ticket e o horário de funcionamento no site oficial da Real Cartuja de Valldemosa.

Real Cartuja de Valldemosa Mallorca

Real Cartuja de Valldemosa, Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

o que fazer em Valdemossa

Interior do Palácio de Sancho I, Valldemossa. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Valdemossa Mallorca

Interior do Palácio de Sancho I, Valdemossa. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Roteiro Valldemossa Mallorca

Museu na Real Cartuja de Valldemossa, Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Viagem Mallorca Ilhas Baleares

Museu na Real Cartuja de Valldemossa, Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer em Mallorca

Igreja da Real Cartuja de Valldemossa, Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Após a visita, aproveite para caminhar pelas ruelas de pedra de Valldemossa e curtir as lojinhas, cafés e restaurantes da cidade.

2) Onde se hospedar no 4º dia em Mallorca

No último dia do nosso roteiro em Mallorca, optamos por dormir próximo ao aeroporto de Palma de Mallorca, pois pegaríamos o voo para Ibiza no dia seguinte de manhã.

Caso você tenha mais tempo, sugerimos que você passe uma noite em Valldemossa. O vilarejo é super charmoso e possui uma série de restaurantes e barzinhos que você poderá curtir, caso opte por dormir nesta cidadezinha.

A seguir, algumas opções de hotéis bem avaliados, para todos os bolsos, tanto em Valldemossa, quanto na região do aeroporto de Palma de Mallorca:

2.1) Hotéis em Valldemossa

2.2) Hotéis próximos ao aeroporto de Mallorca

  • Hotel Helios Mallorca: excelente área de lazer, bom custo-benefício. Para quem não está de carro, é possível pegar um ônibus na porta que vai para o aeroporto de Palma de Mallorca.
  • Hotel Amic Miraflores: hotel econômico.
  • HM Alma Beach: boa área de lazer, pertíssimo da praia.

Gostou de saber o que fazer em Mallorca?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Pensando em passar 4 dias em Mallorca? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Saiba o que fazer em Mallorca em um roteiro completo de 4 dias. No último dia, foi a vez de conhecermos a Serra de Tramuntana e suas cidades charmosas.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

8 Comentários

    • Olá, Vivian!

      A Espanha é realmente incrível e possui muitas atrações!
      Ficamos 20 dias rodando o país de carro (parte continental) e ainda foi pouco, viu? Ficaria 1 ano fácil, rs.

      Obrigada pelo comentário.

      Abraços, Cristina

    • Olá, Carlos!

      Dá para levar bebê sim! Você conhece boa parte da ilha de carro e as trilhas são fáceis no geral.
      Mallorca é uma ilha muito completa, recomendamos demais!

      Obrigado pelo comentário.
      Abraços

      Cristina e Renato.

Deixe um comentário