No post anterior, detalhamos todo o roteiro que fizemos na cidade de Taupo, na Nova Zelândia, e as atrações visitadas no caminho para a cidade de Rotorua.
Se você ainda não leu esse post, vale a pena conferir e incluir Taupo e Rotorua em uma mesma viagem, já que elas estão a apenas 81 km distantes entre si.
Ambas são cidades com atividades geotermal e que oferecem diversas opções de esportes ao ar livre, como trilhas, passeios de caiaque, paraquedismo e bungy jump.
Rotorua é ainda a casa do povo Te Arawa, que chegou à região há mais de 600 anos atrás. Com tanta história, o viajante terá inúmeras atividades e experiências culturais para aproveitar na cidade.
No post de hoje, detalharemos todo o nosso roteiro em Rotorua e dicas de hospedagem.
1) Dia 2 do roteiro de Taupo a Rotorua:
Resumo do segundo dia (Rotorua):
- OGO
- Blue Lake
- Hamurana Springs Track
- Rotorua Museum e Government Gardens
- Hobbiton Movie Set
- Viagem para Hahei
1.1) OGO
Esta é, sem dúvida, uma das atrações mais divertidas de Rotorua!
O OGO é uma invenção neozelandesa, na qual a pessoa entra dentro de uma bola inflável preenchida com um pouco de água e desce rolando colina abaixo.
Parece perigoso, hein? Mas fique tranquilo! A brincadeira é bastante segura e você não ficará de cabeça para baixo em nenhum momento.
Basicamente, o OGO são duas bolas infláveis, uma dentro da outra. Entre elas, há um espaço preenchido com ar, que funciona como se fosse um “air bag“. Por isso, você não terá contato diretamente com o chão.
A água dentro da bola impede que você gire junto com ela e fique de cabeça para baixo. Assim, durante a descida, você escorregará dentro da bola, mas permanecerá sentado ou deitado.
A bola rola colina abaixo em duas opções de trilhas demarcadas: uma em zigue-zague, que é divertidíssima, e uma totalmente reta, que atinge uma velocidade ainda maior. É possível conjugar as duas descidas no mesmo ticket.
Em resumo, palavras não são suficientes para esboçar a adrenalina que sentimos dentro do OGO. Para sentir um pouquinho dessa adrenalina também, veja o vídeo abaixo:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
- Estrutura: vestiário, armários, loja de souvenir, estacionamento e jacuzzi para você ficar quentinho até a próxima descida!
- Quantas pessoas podem descer na bola ao mesmo tempo: 1 a 3 pessoas.
- Tickets: os preços variam conforme o número de descidas e de pessoas. Consulte os valores atualizados aqui.
- Horário de funcionamento: aberto diariamente das 09:00 às 17:00 (18:00 no verão).
- Endereço: 525 Ngongotaha Road, Fairy Springs, Rotorua, New Zealand (-38.103275, 176.221129).
1.2) Blue Lake
A cidade de Rotorua é cercada por vários lagos de cores azul e verde cristalino.
Visitamos o Blue lake, um lago super azul, cercado por montanhas e que tem uma prainha super aconchegante.
Lá você encontrará mesas de piquenique, área para churrasco, banheiros e caiaques para alugar.
Em resumo, o Blue Lake é um lugar super agradável, gratuito e ideal para curtir o dia no verão.
1.3) Hamurana Springs Track
A Hamurana Springs Track é uma trilha curta e bem fácil, com cerca de 800 metros, que passa por lagos de água cristalina e pela Redwood Grove, uma mata de sequoias gigantes, trazidas da Califórnia em 1919.
O início da trilha fica ao lado do Hamurana Springs Gardens and Golf Resort e o estacionamento é gratuito. Observe que não há banheiros na trilha. Você encontrará banheiros pagos praticamente em frente ao estacionamento e gratuitos andando um pouquinho na orla da Kaikaitahuna Bay.
Aliás, a Kaikaitahuna Bay é uma baía lindíssima no lago Rotorua, que oferece playground e área para fazer churrasco. Se você tiver mais dias na cidade, aproveite!!!
1.4) Rotorua Museum e Government Gardens
O Government Gardens é um enorme jardim gratuito localizado em frente ao lago Rotorua. Lá você encontrará uma enorme área verde, um clube de golfe, estacionamento também gratuito, playground, café, centro de recreação e o museu de Rotorua, que é lindo por fora.
Infelizmente, não tivemos tempo de visitar o museu por dentro. Para quem tem mais tempo, esta pode ser uma boa experiência para saber um pouco mais sobre a cultura maori e para ver os diversos acontecimentos que ocorreram na região desde a chegada do povo maori à Nova Zelândia até os dias atuais.
Por fim, você ainda encontrará no Government Gardens o Polynesian Spa, que oferece uma série de terapias de spa.
1.5) Hobbiton Movie Set
Situado a aproximadamente 1 hora de carro de Rotorua, nos arredores da cidade de Matamata, Hobbiton Movie Set é um destino obrigatório para os amantes das trilogias “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit“.
Foi neste local, onde foram filmadas as cenas que retratam o dia a dia dos personagens Hobbits, em Hobbiton, nas duas trilogias.
Em meio a colinas verdes, esta antiga fazenda foi descoberta e escolhida para abrigar Hobbiton pelo diretor Sir Peter Jackson, durante um voo de helicóptero pela região. Que sorte para o proprietário, hein?
Após uma série de reformas e construções, a antiga e pacata fazenda da família Alexander, ficou mundialmente conhecida com a estréia do primeiro filme da trilogia de “Senhor dos Anéis“.
Com tanto interesse por parte de fãs do mundo todo, a propriedade é hoje aberta à visitação e é também uma das atrações mais visitadas da ilha norte da Nova Zelândia.
-
Funcionamento:
A visita a Hobbiton Movie Set é obrigatoriamente guiada e agendada por horários para preservar as construções e para permitir um fluxo adequado de pessoas, já que esta é uma atração concorridíssima na Nova Zelândia.
Há 6 tipos de tours: grupos, privados, tour em chinês, banquete no final do dia, experiência da trilogia e um tour especial no dia internacional dos Hobbits.
Escolhemos o tour de grupos e agendamos para o período da tarde. No horário marcado, embarcamos no ônibus da empresa, que nos levou do estacionamento até o ponto onde as cenas foram filmadas.
Ao longo da caminhada, os guias contam curiosidades sobre os filmes e mostram os locais onde cenas famosas foram gravadas. Há várias paradas para fotos!
Você passará por 44 tocas de Hobbits, incluindo Bag End (a casa de Bilbo); pelo moinho; pela ponte de arco duplo; e pela famosa Party Tree. Ao final do passeio, você visitará o Green Dragon Pub, onde poderá tomar uma cerveja local ou uma bebida sem álcool, que estão incluídas no valor do ingresso. Nós amamos!!!
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
- Ingressos: os valores variam de acordo com o tour escolhido. Consulte aqui todos os tours e os valores atualizados. Também é possível comprar ingresso com transporte de ida e volta desde Rotorua pela plataforma Get Your Guide.
- Horário de funcionamento: os tours partem a cada 30 minutos, das 08:30 às 15:30. De 01/09 a 30/04 há tours adicionais às 16:00 e 16:30. No período de 27/12 a 28/2 há ainda às 17:00 e 17:30.
- Duração do tour em grupo: aproximadamente 2 horas.
- Estrutura: estacionamento, loja de souvenir, lanchonete, área de piquenique e banheiros.
- Endereço: 501 Buckland Rd, Hinuera, Matamata 3472. (Coordenadas -37.871814, 175.682533)
- Como chegar: para quem não está de carro, há tours que partem de Matamata e Rotorua. No site da empresa também há sugestões de transfers a partir de Auckland, Tauranga e Hamilton.
1.6) Viagem para Hahei
Ainda no mesmo dia, dirigimos cerca de 2 horas na estrada em direção à cidade Hahei, uma região de praias lindíssimas, que mostraremos para você no próximo post.
2) Onde se hospedar em Rotorua:
Do primeiro para o segundo dia, ficamos hospedados em Rotorua, a cidade que é a casa dos esportes radicais e das terras geotermais.
Escolhemos o Base Rotorua, um hostel completinho, com cozinha compartilhada, piscina, banheira com água termal, recepção 24 horas, depósito de bagagem e estacionamento gratuito.
O hostel é muito bem localizado, no centro da cidade, a apenas 1 km do lago Rotorua e do Government Gardens. Em resumo, é um excelente ponto de partida para conhecer Rotorua.
Para quem não está de carro, é possível alugar bicicletas por um custo adicional na recepção. Converse também com o staff, as recepcionistas lhe darão boas dicas sobre a região e o ajudarão a reservar diversos tipos de passeios.
Para quem está de casal, como foi o nosso caso, o Base Rotorua também dispõe de quartos duplos com banheiro privativo. Alguns, inclusive, com uma mini-cozinha.
Em resumo, esta propriedade apresenta um excelente custo-benefício na cidade de Rotorua.
E assim, finalizamos o nosso roteiro em Taupo/Rotorua. No próximo post, todos os detalhes da nossa viagem a Hahei, uma região de praias paradisíacas e pouco conhecida na Nova Zelândia.
3) Rotorua no nosso roteiro
Rotorua fez parte do nosso roteiro de 20 dias pela Nova Zelândia. Para ver o roteiro completo, com todas as cidades e atrações visitas, veja este post que preparamos sobre essa incrível road trip.
Quer saber como apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂
Pensando em conhecer Rotorua? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
A nossa hospedagem no Base Rotorua e os ingressos do OGO e Hobbiton Movie Set foram uma cortesia dessas empresas. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.
12 Comentários
Oi Cristina, me identifiquei muito com seu estilo de viagem. E gostaria de ter o seu roteiro. Para onde foi dia a dia e qtos dias ficaram em cada lugar. Será q vc pode me passar essas info?
Olá Deborah,
Que legal que você se identificou com nosso estilo de viagem, ficamos muito felizes em saber. 🙂
Segue abaixo o resumo do nosso roteiro com os links para os posts que escrevemos.
Leve em consideração que nosso ritmo de viagem costuma ser bastante acelerado. Normalmente acordamos cedo e ficamos “na rua” até tarde, para aproveitarmos ao máximo nossas férias.
Dia 1 – Chegada a Christchurch
Dia 2 – Christchurch – Mount Cook
https://pegadasnaestrada.com.br/mount-cook-national-park-nova-zelandia-dicas/
Dia 3 – Mount Cook – Queenstown – Glenorchy
https://pegadasnaestrada.com.br/o-que-fazer-em-queenstown-dicas/
Dia 4 – Dart River – Queenstown
https://pegadasnaestrada.com.br/glenorchy-dart-river-funyak/
Dia 5 – Queenstown – Fiordland
https://pegadasnaestrada.com.br/fiordland-national-park-milford-sound/
Dia 6 – Fiordland – Wanaka
https://pegadasnaestrada.com.br/fiordland-national-park-milford-sound/
Dia 7 – Wanaka – Haast Pass – Fox Glacier
https://pegadasnaestrada.com.br/haast-pass-wanaka-nova-zelandia/
Dia 8 – Fox Glacier – Arthur Pass
https://pegadasnaestrada.com.br/nova-zelandia-fox-glacier-franz-josef/
Dia 9 – Great Coast Road
https://pegadasnaestrada.com.br/estrada-cenica-nova-zelandia-great-coast-road/
Dias 10 e 11 – Abel Tasman National Park
https://pegadasnaestrada.com.br/dicas-roteiro-abel-tasman-nova-zelandia/
https://pegadasnaestrada.com.br/dicas-roteiro-2-dias-abel-tasman-caiaque/
Dias 12 e 13 – Wellington
https://pegadasnaestrada.com.br/wellington-em-2-dias-atracoes-turisticas/
Dia 14 – Tongariro
https://pegadasnaestrada.com.br/tongariro-alpine-crossing-trilha-nova-zelandia/
Dias 15 e 16 – Taupo e Rotorua
https://pegadasnaestrada.com.br/viagem-taupo-rotorua-roteiro-dicas/
https://pegadasnaestrada.com.br/rotorua-roteiro-dicas-atracoes/
Dia 17 e 18 – Coromandel Peninsula
Ainda não escrevemos os posts sobre essa região
Dia 19 – Auckland
https://pegadasnaestrada.com.br/o-que-fazer-em-auckland-dicas/
Dia 20 – Finalizamos Auckland e pegamos o voo de volta para o Brasil
Se precisar de qualquer ajuda, é só falar. 🙂
Abraço e boa viagem,
Renato e Cristina
Blog Pegadas na Estrada
Ah! Amei o post!!
Hobbiton é muito sonho de consumo! Sou louca pra conhecer!
Teu post me deixou ainda com mais vontade de arregaçar as mangas pra fazer essa viagem acontecer!
Olá, Simone! Que bom, essa é a nossa intensão, rs. Estamos terminando de escrever uma série de posts sobre 23 dias na Nova Zelândia. Esperamos que a ajude em uma futura viagem para esse país tão incrível. Nós amamos e recomendamos demais! NZ 100% nos nossos Tops destinos! Abraços, Cristina e Renato.
Apesar de todas as atrações maravilhosas, aquela que meu coração de fã balança é o Hobbiton, toda vez que vejo algum relato minha vontade só aumenta. Legal que dá pra fazer esse trajeto de carro com muita facilidade, como sempre post bem completo e com fotos lindas.
Olá, Deisy! Muito obrigado pelo comentário. Realmente Hobbiton é um lugar mágico e que amamos demais. A NZ como um todo é bem tranquila de conhecer de carro. Vamos publicar um post ainda neste mês com todas as dicas para você dirigir com segurança no país. Nós amamos e recomendamos! Abraços, Cristina e Renato.
Nossa, que legal esse passeio. Meu filho iria adorar! Deve ser tão gostoso visitar cenários de filmes. Adorei o post. Bjs
Olá, Ana Carolina! Que bom que você gostou. Com certeza um passeio bem interessante para toda a família. Abraços, Cristina e Renato.
Adorei o roteiro e as dicas! Post super completo! Nossa… e que lugar lindo e fotos maravilhosas. Amei!
Olá, Viviane! Que bom que você curtiu! A Nova Zelândia é um lugar incrível e que oferece inúmeras opções de atividades e passeios. Nós amamos e recomendamos! Abraços, Cristina e Renato.
no dia anterior da viagem eu nem dormi de tao empolgada que estava com para visitar hobbiton! pelo post ja vi q deixei de visitar bastante coisa, pegamos um tempo meio ruim, ai ficamos algum tempo no spa de rotorua haeuaheu #phyna
Olá, Ângela! Obrigada pelo comentário. Sempre há tempo de voltar. A Nova Zelândia é um país incrível, opções de atividades não faltarão. Abraços, Cristina e Renato.