No primeiro post da série “Roteiro de 4 dias em São Petersburgo“, falamos sobre como chegar, onde se hospedar, o que comer, dicas de imigração e os pontos turísticos visitados no 1º dia.
No segundo post, contamos tudo o que você precisa saber para conhecer um dos palácios mais lindos da Rússia: o Peterhof.
No post de hoje, mostraremos as atrações que visitamos em nosso 3º dia na cidade e várias outras dicas! Se você ainda tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a realizar esta viagem também!
A nossa viagem a São Petersburgo fez parte de um Roteiro de 8 dias pela Rússia.
Neste post você lerá:
1) Roteiro de 4 dias em São Petersburgo: terceiro dia
1.1) Fortaleza de São Pedro e São Paulo
-
Um pouquinho de história
Esta incrível fortaleza, construída no início do século XVIII, sobre a ilha de Zayachy, deu origem à cidade de São Petersburgo.
Sob o comando do czar Pedro, O Grande, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo foi construída com o intuito de proteger a cidade das ameaças suecas, que dominavam o Mar Báltico, durante a Grande Guerra do Norte.
Com o fim dos conflitos com a Suécia, já no século XVIII, a fortaleza passou a abrigar um presídio, onde estiveram diversos presos políticos, entre eles o famoso escritor, filósofo e jornalista russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski.
Atualmente a Fortaleza de São Pedro e São Paulo funciona como um museu. Algumas atrações são gratuitas e outras são pagas à parte.
-
O que ver na Fortaleza de São Pedro e São Paulo
A principal atração do complexo é, sem dúvida, a Catedral de São Pedro e São Paulo. Com uma arquitetura totalmente diferente das tradicionais igrejas ortodoxas russas, e bem mais parecida com as igrejas católicas europeias, a catedral reforça o fascínio de Pedro, O Grande pelas construções da Europa Ocidental.
Para visitar a catedral, é necessário pagar uma taxa de entrada. A igreja, em si, não é das mais bonitas de São Petersburgo. Mas a sua importância histórica e o fato de abrigar os túmulos de diversos czares russos, entre eles os de Pedro, o Grande e Nicolau II, fazem desta, uma das igrejas mais visitadas da Rússia.
Além da catedral e dos diversos museus espalhados, a ilha funciona como um parque, onde os locais vão para caminhar, relaxar e até para pegar uma prainha durante o verão. Há também restaurantes e algumas lojinhas de souvenir.
-
Como chegar
A Fortaleza de São Pedro e São Paulo fica localizada na ilha de Zayachy, no Rio Neva, de frente para o Museu Hermitage.
Para chegar até lá, vindo do centro histórico, é preciso pegar o Metrô 2, linha azul, e descer na estação Gorkovskaya. Dê lá, caminhe cerca de 550 metros até a entrada da ilha.
-
Planeje a sua visita
A admissão na ilha Zayachy é permitida diariamente das 06:00 às 21:00. As atrações, no entanto, funcionam das 10:00 ou 11:00 até às 18:00. Para saber o horário de funcionamento de cada atração, confira o site oficial da Fortaleza de São Pedro e de São Paulo.
Como falamos, a admissão na ilha é gratuita, mas algumas atrações são pagas à parte. Para saber os valores atualizados de cada uma, clique aqui.
1.2) Hermitage
-
Sobre o Museu
Localizado nas margens do Rio Neva, o Hermitage é um dos maiores museus de arte do mundo, exibindo mais de três milhões de peças. As coleções, que incluem quadros, esculturas, cerâmicas, utensílios da pré-história, móveis, armas, jóias e outros artefatos, são originárias da Rússia, da Europa, de países asiáticos e do norte da África.
As exposições estão distribuídas em dez prédios, muitas vezes interligados entre si, localizados na Praça do Palácio e na região próxima.
Visitar todas as obras em um único dia é humanamente impossível. Por isso, o ideal é começar a visita pelo prédio principal, o Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos czares desde a sua construção até a queda da monarquia russa, e seguir para o Grande Hermitage.
Além disso, dê uma olhada geral no mapinha do museu e tente focar nas obras de seu interesse. Lá você encontrará obras de Leonardo da Vinci, Matisse, Picasso, Rembrandt, diversos artistas italianos, a famosa Escadaria do Jordão e muito mais.
-
Planeje a sua visita
O ingresso para visitar o Hermitage é vendido individualmente por museu ou uma combinação de museus (vale mais a pena). Confira aqui as opções e os valores atualizados.
Além disso, a entrada é gratuita na primeira quinta-feira de cada mês. Fique de olho nisso!
Atenção: o museu não abre às segundas-feiras. Nos outros dias, o horário de funcionamento é das 10:30 às 18:00 (3ª, 5ª, Sábado e Domingo) e das 10:30 às 21:00 (4ª e 6ª).
A não ser que você esteja na primeira quinta-feira do mês, procure visitar o Hermitage às quartas ou sextas-feiras, já que ele fica aberto até mais tarde.
Dica:
Se a fila para a bilheteria estiver muito grande, compre seus ingressos nos terminais de autoatendimento. Estes terminais estão localizados à sua direita, logo após cruzar os portões de entrada do palácio. Por algum motivo desconhecido, os russos preferem enfrentar longas filas a comprar nestas máquinas, que ficam ali disponíveis, sem fila alguma.
1.3) Catedral de Santo Isaac
Construída entre 1818 e 1858, a Catedral de Santo Isaac é a maior catedral ortodoxa de São Petersburgo.
Um detalhe que nos impressionou bastante foi a cúpula central, que mede 101,5 metros e é toda banhada a ouro puro.
O interior da igreja também é bastante luxuoso, com diversos ícones religiosos, portas de bronze, um enorme vitral com a imagem de Jesus Cristo, colunas em mármore e detalhes em pedras preciosas.
Atualmente a catedral funciona como um museu e é necessário pagar para entrar. Para saber o horário de funcionamento e os valores atualizados do ingresso, confira o site oficial da Catedral de Santo Isaac.
A igreja também oferece concertos de música clássica no final da tarde ou à noite, conforme o dia da semana. Confira mais informações aqui.
2) Hospedagem para um Roteiro de 4 dias em São Petersburgo
Como falamos no primeiro post da série Roteiro de 4 dias em São Petersburgo, a melhor localização para se hospedar na cidade é a região próxima à avenida Nevsky Prospect e ao centro histórico.
A partir dessa região, você poderá conhecer várias atrações a pé e também estará bem próximo a todos os tipos de transporte público da cidade.
As opções de hospedagem nessa área podem variar de hotéis chiquérrimos, hotéis mais modestos, “mini hotéis” e apartamentos para alugar. Para entender um pouco mais sobre essas opções e ver algumas sugestões de hotéis com bom custo-benefício, confira o item 4 do post “São Petersburgo, Rússia: dicas e roteiro“.
Gostou deste conteúdo? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem. Obrigado e até a próxima!
Gostou deste Roteiro de 4 dias em São Petersburgo? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois. É simples, rápido e prático!
*** Você também poderá gostar de ler ***
- Roteiro de 4 dias em São Petersburgo – 1º Dia
- Roteiro de 4 dias em São Petersburgo. 2º Dia: visita ao Palácio de Peterhof
- Roteiro de 3 dias em Copenhagen
- Roteiro de 3 dias em Oslo
- Roteiro de 2 dias em Estocolmo
- Roteiro de 1 dia em Helsinque
- Roteiro de 1 dia em Tallinn – Estônia
- Roteiro de 7 dias na Islândia
2 Comentários
Belíssimo local…ja tinha me apaixonado por ele mesmo antes da copa do mundo ser anunciada. Espero um dia conhecer. Oxalá !!!
Olá, Israel!
Que bom que você gostou! A Rússia é realmente um país grandioso.
Torcemos para que um dia você possa realizar essa viagem também.
Se precisar de alguma dica, conte com a gente!
Abraços
Cristina e Renato