Os 10 vilarejos mais charmosos da Espanha que você precisa conhecer

10

Em uma viagem pela Espanha, é impossível não visitar cidades históricas, famosas e culturais como Barcelona, Toledo ou Granada. No entanto, o país também nos presenteia com agradáveis “pueblos” escondidos em suas mais diversas paisagens.

10 vilarejos mais charmosos da Espanha

Em nossa road trip de 32 dias pelo país (20 dias na Espanha continental e 12 dias nas Ilhas Baleares), exploramos cidadezinhas encantadoras e algumas pérolas que descobrimos no caminho.

No post de hoje, compartilhamos com você “Os 10 vilarejos mais charmosos da Espanha“, que selecionamos desta viagem. Esperamos que você goste!

Ah, e se você também conhece algum vilarejo apaixonante na Espanha, deixe-o nos comentários. Nós queremos conhecê-lo também!

Os 10 vilarejos mais charmosos da Espanha

1) Albarracín

Escolhida como o vilarejo mais bonito da Espanha em uma votação realizada pelo jornal espanhol ABC.es, Albarracín é uma cidadezinha de pouco mais de 1000 habitantes, que nos faz voltar na era medieval.

Um lugar pouquíssimo conhecido, escondido em meio a montanhas de pedra, Albarracín foi manchete do famoso Huffington Post, que, ao publicar o seguinte questionamento “Is Albarracín the Most Beautiful Village in Spain?”, aguçou a curiosidade de viajantes do mundo todo.

Nós do “Pegadas na Estrada”, claro, ficamos bastante curiosos e fomos lá pessoalmente conferir essa história também.

De fato, Albarracín merece o título de “Vilarejo mais bonito da Espanha” e é mesmo um destino inesquecível. Você encontrará uma cidadezinha com ruas de pedra e casinhas vermelhas, cercada por uma enorme muralha e muita história. O melhor de tudo: completamente vazia e todinha sua! Pelo menos até agora, rs.

vilarejos mais charmosos da Espanha Albarracín

Albarracín, Espanha! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2) Besalú

Construída no século IX, Besalú é uma cidadezinha de pedra super bem preservada, que faz parte do Conjunto Histórico-Artístico da Espanha.

A cidade está localizada a apenas 132 km de distância de Barcelona e é facilmente encaixada em um roteiro pela Catalunha.

Em Besalú você verá a lindíssima ponte medieval de 105 metros de extensão, o seu centro histórico e o bairro judeu. Todas essas atrações você confere no post “Besalú, Castellfollit de la Roca, Vic e Cardona: um roteiro incrível pela Catalunha“, que inclui ainda outras cidadezinhas charmosíssimas na região!

Ponte medieval Besalú

Foto tirada da Ponte de Besalú. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo de Besalú

3) Alquézar

Uma das cidades que mais amo da Espanha. Como é bom falar de Alquézar!

Com pouco mais de 300 habitantes, Alquézar é uma cidade charmosíssima, construída no alto da colina, mais especificamente em uma antiga fortaleza erguida pelos árabes no século IX.

vilarejos mais charmosos da Espanha Alquézar

Alquézar, Espanha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Além do patrimônio histórico e cultural que carrega, Alquézar é cercada por montanhas e pelas águas verdes do Rio Vero.

O meu programa preferido? Caminhar nas Passarelas del Vero e nadar em suas águas. O roteiro completo você encontra no post “Conheça Alquézar: a cidade medieval espanhola cercada por uma natureza de tirar o fôlego!“.

vilarejos mais charmosos da Espanha

Passarelas del Vero em Alquézar. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo de Alquézar

4) Monells

Sabe aquela história de “estou tendo um Déjà vu”? Foi assim que conhecemos Monells!

Monells é uma cidadezinha do interior da Catalunha, com apenas 166 habitantes, que ficou famosa no filme “Ocho Apellidos Catalanes“. Esse filme, super engraçado, faz uma sátira às “rivalidades e amores” entre os povos da Catalunha, Andaluzia e País Basco.

Nós assistimos ao filme, mas não tínhamos ideia de que Monells era o vilarejo principal mostrado em diversas cenas.

Quando chegamos em Monells, achamos tudo muito familiar e aos poucos fomos percebendo que se tratava do vilarejo fofo do filme!

Monells Catalunha

Monells, Catalunha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo de Monells

5) Arcos de La Frontera

Localizada no sul da Espanha, Arcos de La Frontera faz parte da chamada Rota dos Pueblos Blancos e possui uma espécie de “medina”, com ruas estreitas e casinhas brancas.

Caminhar por suas ruelas é como voltar no tempo da ocupação islâmica da península Ibérica e sentir a influência moura na região sul do país.

Esta é uma boa cidade para pernoitar e comer tapas variadas com cerveja gelada em seus barzinhos nas calçadas.

Arcos de La Frontera

Arcos de La Frontera, Espanha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo de Arcos de La Frontera

6) Valldemossa

Com menos de 2.000 habitantes, Valldemossa está localizada na incrível Serra de Tramuntana, na ilha de Maiorca.

A cidade abriga a Real Cartuja de Valldemosa, que já foi um monastério e também a residência do rei Sancho I de Mallorca.

Valldemossa é o lugar perfeito para uma viagem romântica e pode ser facilmente incluída em uma road trip pelas incríveis praias de Maiorca, a maior das Ilhas Baleares.

Real Cartuja de Valldemosa

Real Cartuja de Valldemosa, Mallorca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo de Valldemossa

7) Taüll

Localizada na região de La Vall de Boí, no coração dos Pirineus, Taüll possui 2 igrejas de um conjunto de 9 igrejas românicas,  consideradas um dos principais Patrimônios da Humanidade localizados na Espanha.

A cidade de Taüll é bem pequena, com cerca de 300 habitantes. Além das igrejas, Taüll se destaca por suas casinhas de pedra, rodeadas por enormes montanhas.

Quem vai a Taüll, também deve visitar BarrueraBoíErill-la-VallCóllCardetDurro, completando a “Rota das Igrejas Românicas”.

Igreja Românica Taüll Espanha

Taüll, La Vall de Boí. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Taüll Espanha

Igreja Românica em Taüll. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo de Taull

8) Zahara de La Sierra

Outra cidadezinha linda da chamada Rota dos Pueblos Blancos, Zahara de La Sierra está localizada no alto da colina, rodeada por campos de oliveira e uma enorme represa.

Zahara de La Sierra Pueblos Blancos

Zahara de La Sierra, Espanha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo de Zahara de La Sierra

9) Ávila

Com uma das muralhas mais bem preservadas do mundo, Ávila é uma cidade medieval, localizada a 108 km de Madri.

É possível caminhar sobre suas muralhas e ter vistas incríveis do seu centro histórico. Outros destaques da cidade são a Catedral del Salvador de Ávila e a Basílica de San Vicente.

Ávila Espanha

Muralhas de Ávila. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo por Ávila

10) Olite

Olite é uma cidadezinha com quase 3.500 habitantes, com características dos períodos romano, gótico, renascentista e barroco.

A grande atração da cidade é o Castelo de Olite, que foi sede dos monarcas navarros durante muitos anos.

Para os amantes de vinho, este é um destino perfeito. Olite possui vários vinhedos e bodegas, além de um museu dedicado ao vinho.

Castelo de Olite

Castelo de Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui o roteiro completo por Olite

Gostou deste post?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Pensando em conhecer também os 10 vilarejos mais charmosos da Espanha? Dê um pin na foto abaixo e salve esse conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois!

Em uma viagem pela Espanha, é impossível não visitar cidades históricas, famosas e culturais como Barcelona, Toledo ou Granada. No entanto, o país também nos presenteia com agradáveis "pueblos" escondidos em suas mais diversas paisagens.  Confira aqui uma seleção com "Os 10 vilarejos mais charmosos da Espanha".

Para você que gostou do post “Os 10 vilarejos mais charmosos da Espanha”:

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

10 Comentários

    • Olá, Edy!

      Que bom que você curtiu! Também achamos esse tipo de post muito inspirador. Vamos fazer mais sim!
      Depois dê uma olhada no nosso instagram @pegadasnaestrada
      Costumamos dar dicas assim por lá tb.
      Abraços e boa viagem!

  1. conheço Catalunha Huesca Alquezar Barcelona mont serrat , shalon Zaragosa pireneu etc gostaria de voltar no tempo para rever tds estes lugares novamente …saudades Espanha td linda e povo abençoado

      • Olá, passar por esses vilarejos deve ser fantástico mesmo. Vc recomenda que seja feito de carro ou é fácil de se locomover pelo transporte público?

        • Olá, Marcos!

          Esses vilarejos são a alma da Espanha!!!
          Recomendamos que você faça esse trajeto de carro, pois nem sempre há transporte público com frequência para esses destinos. Muitos não são servidos por trem, por exemplo.
          Além disso, você ganhará maior flexibilidade no seu roteiro e poderá visitar vilarejos vizinhos também.
          Desejamos uma excelente viagem!
          Abraços
          Cristina

  2. Boa tarde!!

    Gostei demais de todas as dicas!! Estamos pensando em passar nossa lua de mel na Espanha e temos como foco fugir um pouco da correria.

    Pensamos em 11 dias de viagem, 4 dias em Barcelona e 7 alguns vilarejos.

    Recomendam o passeio de vocês para lua de mel? Não queremos muito agito, mas temos receio que as passagens em vilarejos sejam paradas demais rsrs

    • Renato de Araújo on

      Olá Cleiton,

      A Espanha é um destino super legal para passar lua de mel. O país oferece, em um território relativamente pequeno, possibilidades para todos os tipos de viajante. Assim, sempre é possível mesclar metrópoles, vilarejos, história, natureza, gastronomia, artes, etc, de forma que a viagem não fique muito repetitiva. Acho que quatro dias é um período bom para visitar Barcelona. Dá para conhecer bastante coisa.

      Com relação aos vilarejos, se vocês ficarem muito tempo em um mesmo vilarejo, pode ser que realmente fique um pouco parado demais. Penso que o interessante é ficar uma ou, no máximo, duas noites em uma mesma cidade. Como cada uma tem peculiaridades e identidade próprias e, além disso, ficam muito próximas umas das outras, não fica cansativo. Perto de Barcelona, dá para fazer uma rota passando por Besalu, Torla, Olite, Zaragoza e Tarragona. No caminho dá conhecer Girona, o Parque Nacional Ordesa e Monte Perdido, Nacedero del Urederra (este dois últimos caso gostem de caminhadas) e Figueres (caso gostem de Salvador Dali).

      Isso sem contar os vinhos e a gastronomia. As cavas (espumante espanhol) e vinhos são super baratos. Os queijos (principalmente o Manchego), as croquetas e as tapas são deliciosos. Enfim, não tem como ser ruim. Vocês vão curtir muito! 🙂

      Abraço e boa viagem,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

    • Olá, Adriana!

      A gente fica super feliz de saber disso e de poder ajudar outros viajantes também!
      É um prazer compartilhar nossas viagens e ter você por aqui. 🙂

      Conte com a gente!

      Grande abraço
      Cristina e Renato

Deixe um comentário