15 Parques Nacionais Patrimônios da Unesco que você precisa conhecer

44
Hoje o Pegadas na Estrada participa de mais uma Blogagem Coletiva, com outros amigos blogueiros. O tema deste mês é Patrimônio Mundial da Unesco, e a gente particularmente ama isso.
roteiro yellowstone national park

Yellowstone National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

De maneira geral, para tornar-se um Patrimônio Mundial, é necessário que o novo local seja indicado por algum país signatário da Convenção do Patrimônio Mundial. Após vários estudos, visitas, levantamentos científicos e vários anos de análise, se o lugar for “bom mesmo”, ele se torna um Patrimônio Mundial!!!
E isso é ótimo para o viajante!!!
Sempre que planejamos uma viagem, olhamos a lista de patrimônios do país que pretendemos ir e tentamos incluí-los no nosso roteiro. É uma estratégia que não tem erro. Geralmente esses lugares reservam enormes belezas e muito valor histórico. Sem dúvida, os Patrimônios Mundiais são o auge das nossas viagens!
viagem roteiro atrações Jasper National Park

Peyto Lake, Jasper National Park. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

No Post de hoje, falaremos de duas categorias que, quando juntas, atingem a perfeição: Patrimônio Mundial da Unesco e Parque Nacional.
Para quem não sabe, Parques Nacionais são ecossistemas protegidos por um órgão federal, que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas científicas ou de atividades recreativas. Geralmente são bem estruturados, cobram uma pequena taxa de entrada e são super seguros. Para os amantes da natureza e de atividades ao ar livre, o Parque Nacional é o destino ideal para passar as férias.

A seguir, uma lista de 15 Parques Nacionais, que também são Patrimônios Mundiais da Unesco, que conhecemos ao longo de nossas viagens e que acreditamos serem imperdíveis.

1) Yellowstone National Park – Wyoming – Estados Unidos

Yellowstone

Yellowstone National Park, Estados Unidos, Patrimônio da Unesco. Foto: RMA/ Blog Pegadas na Estrada

O Yellowstone National Park, também conhecido como o parque do Zé Colmeia, foi o primeiro parque nacional americano e hoje é um dos mais visitados do mundo.

Famosos por seus vulcões e gêiseres coloridos, o parque também oferece cânions incríveis, cachoeiras, lagos, montanhas nevadas, vales, florestas e muita vida selvagem no estado do Wyoming.

Leia o nosso roteiro de 2 dias no Yellowstone, com dicas de atrações, alimentação, funcionamento e hospedagem.

2) Montanhas Rochosas Canadenses

Banff National Park

Banff National Park, Canadá. Patrimônio da Unesco. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A região das montanhas rochosas canadenses foi uma das viagens mais lindas que fizemos.

Formada por 4 parques nacionais (Banff, Jasper, Yoho e Kootenay), as montanhas rochosas do Canadá oferecem oportunidades para a prática de hiking nas montanhas, florestas, cânions, vales e lagos.

Vistas incríveis e lagos de tons verde e azul são as principais características dessa região. Confira os roteiros que escrevemos sobre os parques nacionais das Montanhas Rochosas.

3) Plitvice Lakes National Park – Croácia

DSCN4726

Plitvice Lakes National Park, Croácia. Patrimônio da Unesco. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Um paraíso verde no norte da Croácia, o Plitvice Lakes National Park é um parque super organizado, seguro e fácil de visitar.

É possível conhecê-lo de barco, ônibus elétrico, à pé, ou mesmo uma combinação entre os três.

2 dias no parque são suficientes para visitá-lo com calma e curtir as suas belas paisagens. Hospedar dentro do parque é uma ótima opção para otimizar a viagem. Ainda não escrevemos os posts sobre a Croácia, mas caso você, nosso leitor, tenha alguma dúvida, fique à vontade para nos enviar um e-mail, pois teremos prazer em ajudá-lo.

4) Parque Nacional los Glaciares – Argentina

Perito Moreno Argentina Unesco

Perito Moreno, Parque Nacional los Glaciares, Argentina. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Localizado na região da Patagônia Argentina, o Parque Nacional Los Glaciares abriga inúmeras geleiras, constituindo a terceira maior área de geleiras do mundo, perdendo apenas para a Antártida e Groenlândia.

É possível se aventurar em uma viagem de barco, passando por inúmeros icebergs; andar sobre pontes que chegam bem perto do famoso Perito Moreno e até mesmo fazer um Ice Trekking na geleira de El Chalten. Confira o nosso roteiro de 5 dias em El Calafate.

5) Grand Canyon National Park – Arizona – Estados Unidos

Grand Canyon Unesco Estados Unidos

Grand Canyon National Park, Estados Unidos. Patrimônio da Unesco. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Localizado no estado do Arizona, o Grand Canyon é cortado pelo rio Colorado e proporciona aos visitantes vistas de tirar o fôlego.

O cânion pode ser visitado em 3 pontos diferentes: borda oeste (mais conhecida como Grand Canyon West), a borda norte (North Rim) e a borda sul (South Rim).

Apesar da proximidade da parte oeste do cânion, com a cidade de Las Vegas (200 km), não recomendamos fazer bate-volta para essa região. Prefira visitar a parte norte ou sul, em um roteiro de 2 a 3 dias: mais trilhas, natureza e muito menos gente!

6) Thingvellir National Park –  Islândia

Thingvellir Islândia Unesco

Thingvellir National Park, Islândia. Patrimônio da Unesco. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

O Thingvellir National Park, fundado em 1930, já era uma região de extrema importância para os Islandeses bem antes da sua transformação em parque nacional.

Foi nessa região onde se estabeleceu o parlamento da Islândia, em 930, ali permanecendo até o ano de 1798.

Devido a sua importância histórica, o local foi escolhido em 17 de junho de 1944, para a realização da cerimônia de independência da Islândia (antes, colônia da Dinamarca).

Atualmente ainda é possível ver as ruínas do antigo parlamento, praticar hiking nas montanhas e nas cachoeiras, além de realizar um mergulho profissional ou snorkeling em Silfra, uma fissura preenchida por água, onde se encontram as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte.

Leia o nosso roteiro completo de 7 dias pela Islândia.

7) Parque Nacional dos Vulcões – Havaí – Estados Unidos

Parque Nacional dos Vulcões Havaí

Parque Nacional dos Vulcões, Big Island, Havaí. Patrimônio da Unesco. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Localizado no Havaí, na ilha de Big Island, o Parque Nacional dos Vulcões abriga um dos vulcões mais ativos do mundo: o Kilauea.
Durante o dia, aproveite para entrar no Lava Tube, uma caverna que se formou dentro da lava de um vulcão. Se você tiver tempo e disposição, ainda poderá caminhar dentro da cratera de um outro vulcão inativo (foto acima).
No final do dia, visite o museu do vulcão Kilauea e espere escurecer para ver, de um mirante, o vermelho intenso do vulcão ativo!!!

8) Olympic National Park – Washington – Estados Unidos

Olympic National Park

Olympic National Park, Estados Unidos. Patrimônio da Unesco. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Localizado no estado de Washington, a cerca de 2 horas e 30 minutos de Seattle, o parque preserva três ecossistemas completamente diferentes entre si: Florestas Úmidas, com os famosos musgos da foto acima; Montanhas Nevadas e Praias Exóticas, de onde é possível ver o pôr do sol mais lindo da região.

Apesar da proximidade com Seattle, não recomendamos fazer bate-volta, como grande parte das pessoas faz. Sugerimos 2 dias completos na região para que você possa conhecer o parque com calma e se aventurar por algumas trilhas.

Confira o roteiro de 2 dias no Olympic National Park, que escrevemos no blog.

9) Rapa Nui National Park – Ilha de Páscoa – Chile

O Parque Nacional Rapa Nui, localizado na Ilha de Páscoa, cobre grande parte da ilha e é composto por inúmeras estátuas gigantes, construídas pelo povo Rapa Nui, denominadas Moais.

As regiões compreendidas pelo parque são Rano Kau (vulcão), Puna Pau, Ranu Raraku, Anakena (uma praia linda), Ahu Akivi (os moais da foto), Costa Norte e Hanga Roa (o vilarejo da ilha).

Por estarem distantes entre si, e não haver transporte público que liga as 7 regiões, a melhor maneira de conhecer o parque é alugar um carro e seguir a estrada principal da ilha, dando uma volta completa.

Confira todas as dicas e as principais atrações da Ilha de Páscoa.

Ilha de Páscoa Chile Unesco

Parque Nacional Rapa Nui, Ilha de Páscoa, Chile. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

10) Yosemite National Park – Califórnia – Estados Unidos

Yosemite

Yosemite National Park, Estados Unidos. Patrimônio da Unesco. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Localizado no estado da Califórnia, o Yosemite National Park é um passeio inesquecível para os amantes de natureza!

Por ser um parque bem grande, combine passeios de carro pelos mirantes de Yosemite, com algumas caminhadas pelas cachoeiras e matas.

Não deixe de visitar o Yosemite Valley, o Glacier Point e o Mariposa Grove ou o Toulumne, para ver as famosas sequoias gigantes.

11) Goreme National Park – Turquia

Capadócia Turquia Goreme Unesco

Goreme National Park, Capadócia, Turquia. Patrimônio da Unesco. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O Parque Nacional de Goreme, patrimônio mundial da Unesco desde 1985, é um verdadeiro museu a céu aberto, localizado na cidade de Goreme, na Turquia.

Formações calcárias e vulcânicas, esculpidas ao longo dos anos pelo vento e pela água, formam verdadeiras cidades no Parque Nacional de Goreme. Nessas ruínas, datadas a partir do século III, é possível ver pinturas rupestres, antigas cidades, igrejas e mosteiros. Interessante notar que até hoje parte da população ainda mora nessas habitações. O sucesso dessas casas com o turista é tanto, que várias delas estão se transformando em hotéis. Nós ficamos em um deles e adoramos!!! Para conhecer o hotel, clique aqui.

12) Mesa Verde National Park – Colorado – Estados Unidos

Mesa Verde Colorado Estados Unidos Unesco

Mesa Verde National Park, Patrimônio da Unesco. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Localizado no estado do Colorado, o Mesa Verde National Park, também chamado de a Machu Picchu da América do Norte, é uma oportunidade única de conhecer as cidades dos Pueblos Antigos (povos indígenas que habitaram o território americano entre os séculos de 600 D.C. a 1300 D.C), construídas dentro das montanhas, em um enorme platô (mesa) de muita mata verde.

Leia o roteiro completo sobre o Mesa Verde National Park que escrevemos, com dicas de atrações, hospedagem e funcionamento do parque.

13) Parque Nacional do Rio Subterrâneo – Puerto Princesa – Filipinas

Rio subterrâneo Puerto Princesa Filipinas

Parque Nacional do Rio Subterrâneo, Puerto Princesa, Filipinas. Patrimônio da Unesco. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O Parque Nacional do Rio Subterrâneo está localizado na cidade de Puerto Princesa, na ilha de Palawan, nas Filipinas. Em 2011, foi eleito uma das 7 maravilhas naturais do mundo!

A atração principal do parque é a parte do rio Puerto Princesa que atravessa uma caverna de calcário e deságua no mar. Para entrar dentro da caverna, é necessário pegar um barquinho, como o da foto acima.

Se você pretende visitar o Parque Nacional do Rio Subterrâneo, aproveite para conhecer também Honda Bay e El Nido, que ficam na mesma ilha filipina (Palawan).

14) Parque Internacional da Paz Waterton – Glacier

  • Waterton:

Waterton Canada Unesco

Waterton Lakes National Park, Patrimônio da Unesco. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Localizado na divisa do Canadá com os Estados Unidos, no estado de Alberta, o Waterton Lakes National Park forma, juntamente com o Glacier National Park, o Parque Internacional da Paz Waterton – Glacier, que simboliza as boas relações entre os dois países.

O parque oferece boas opções de hiking, esportes aquáticos, golf, passeios de barco e muito contato com a natureza.

Confira o roteiro de 1 dia no Waterton Lakes National Park que escrevemos aqui no blog.

  • Glacier:
Glacier National Bay Unesco Estados Unidos

Glacier National Park, Patrimônio da Unesco. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Localizado na divisa dos Estado Unidos, com o Canadá, no estado de Montana, o Glacier National Park forma, juntamente com o Waterton Lakes National Park, o Parque Internacional da Paz Waterton – Glacier.

Pela proximidade e pela enorme beleza, recomendamos visitar os dois parque na mesma viagem. Porém, por estarem em países diferentes, é necessário fazer imigração e ter o visto de turista dos dois países. Para saber mais sobre o procedimento de imigração entre os parques, clique aqui.

De maneira geral, o Glacier National Park é formado por duas regiões principais: West Glacier e East Glacier, que são ligadas entre si pela famosíssima estrada cênica Going to the Sun. Não deixe de visitar os lagos McDonald e Saint Mary. Na foto, a famosa trilha Avalanche Creek!

Confira o nosso Guia de Viagem para o Glacier National Park.

15) Cataratas do Iguaçu – Brasil e Argentina

Parque Nacional do Iguaçu, Brasil. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Parque Nacional do Iguaçu, Brasil. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Na divisa entre Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas nos parques: Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e Parque Nacional Iguazú, na região das Misiones, na Argentina.

Com uma área total de 250 mil hectares de floresta subtropical e inúmeras espécies de animais, as Cataratas do Iguaçu são consideradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e oferecem diversas atividades ao ar livre.

Em dois dias, é possível conhecer os dois parques e chegar bem perto das quedas d´água.

Confira os roteiros que escrevemos sobre o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional Iguazu.

E você? Conhece algum outro Parque Nacional imperdível, que também é Patrimônio da Unesco? Conte para a gente nos comentários.
Assine também a nossa Newsletter, no menu lateral, para receber nosso conteúdo em primeira mão!

Confira também o que os outros blogueiros preparam sobre Patrimônios da Unesco!

Patrimônio da Unesco

– Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres
– Lolepocket – Explorando o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos
– Foco no Mundo – Patrimônios da UNESCO para visitar no Brasil
– Destinos por onde andei… – Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO
– Mariana Viaja – Conjunto da Pampulha, novo Patrimônio Mundial da UNESCO
– Família Viagem – Patrimônio Mundial da UNESCO: Estátua da Liberdade
– Viagens que Sonhamos – Pampulha
– Pequeno Grande Mundo – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Malta
-Viagens Invisíveis – Os inacreditáveis templos de Angkor, Camboja
– Mineiros na Estrada – O que ver e fazer em Machu Picchu
– Outro blog – Chapada dos Veadeiros | Alto Paraíso de Goiás
– Mochilão Barato – Missões Jesuítas no Paraguai
– Asas pra que te quero – Castelos da Inglaterra: a história sombria da Torre de Londres
– Vaneza com Z – Patrimônios na Humanidade em Portugal: Sintra e Porto
– Trilhas e Cantos – Patrimônios da Unesco no País de Gales: Castelos e Fortificações do Rei Eduardo I
– Projeto 101 Países – Persépolis: a joia preciosa do Irã
– Volto Logo – Patrimônios Culturais da UNESCO para conhecer na América Latina
– Atravessar Fronteiras – Ouro Preto: perfeita aliança entre história e modernidade
– Uma Senhora Viagem – Olinda, Linda cidade, Lindo patrimônio
– Coordenadas do Mundo – 8 Patrimônios da Humanidade para visitar na Austrália
– Olhares pelo mundo – Cidade Histórica de Ayutthaya, Patrimônio da UNESCO a um Pulo de Bangkok
– Cantinho de Ná – Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor
– Trippolis – Distrito Histórico de Quebec
– Viviendo en el México Mágico – México e a UNESCO!
– Devaneios de Biela – Fortaleza de Suomenlinna: Patrimônio Histórico em Helsinki
– De Mochila e Caneca – Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
– Ligado em Viagem – Hierápolis-Pamukkale, lindo Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia
– Por aí com os Pires – Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu
– Apure Guria! – 5 dicas para visitar o Angkor no Camboja
– E aí, Férias! – Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real
– Virando Gringa – Cidade Proibida – Patrimônio Mundial da Humanidade na China
– Tá indo pra onde? – Patrimônios da Unesco na Alemanha
– Na dúvida, embarque – Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade
– Destino Mundo Afora – Cinco Patrimônios Mundiais da Unesco para visitar no Brasil e nos Estados Unidos

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

44 Comentários

  1. Nossa!!! Este post é um prato cheio para nossa família! Adoramos parques! Na nossa última viagem, conhecemos o Yosemite e Grand Canyon. Também já fomos às Montanhas Rochosas e Parque de los Glaciares. Agora só faltam 9…. kkkk
    um abraço
    LIliane @trilhasecantos

  2. Meu Deus do céu!!!! Que surra de maravilhas esse post!!! Eu estou aqui, li 2 vezes, analisei cada foto e cheguei a conclusao de que tenho muito o que andar por aí, por esse mundo ainda. Se era pra gente morrer de vontade em conhecer cada cantinhos desses, conseguiram!!!! Parabens!

    • Kkkk, adoramos o seu comentário, muito fofo! Então, tem tanto lugar lindo nesse mundo, né? Se você precisar, a gente te dá um empurrãozinho para você cair nessas paisagens tb. Grande abraço, Cristina e Renato.

    • Olá, Gisele! Muito obrigada pelo comentário! Então, rodar é com a gente mesmo, rs. O mundo é tão lindo, dá vontade de ir em todos os lugares e não parar nunca mais 🙂 Grande abraço, Cristina e Renato

    • Obrigada pela visita e pelo comentário, Laise! O Canadá é realmente um país privilegiado. Escrevemos vários posts sobre os parques nacionais de lá, são lugares incríveis, com atividades para toda a família! Abraços, Cristina e Renato.

  3. Uau! Que lugares incríveis! Não conheço nenhum! Mas deu vontade. O 1o da lista é a Ilha de Pascoa, sem duvidas!
    Parabéns pelo post! Ótima ideia unir conservação com patrimônios!
    Abraços

  4. Wow, adorei todas as dicas. E as fotos!!! sem comentários, ficaram lindas, me deixaram com “água na boca” para conhecer todos esses lugares. De todos os parques citados, eu só conheço o Yosemite Park e o Grand Canyon, que são maravilhosos.

    Abraços

  5. Caraca, quanto lugar lindo!
    Conheço somente o Los Glaciares, mas fiquei fascinado com todos os outros!
    Adorei a dica de consultar o site da UNESCO para verificar se há Patrimônios da Humanidade no destino que vai viajar. Assim não tem erro de perder a oportunidade! hehehe

    As fotos estão lindas!
    Parabéns

    Abraço

    • Olá, Murilo! Obrigado pelo comentário. Essa dica da Unesco realmente é top. Impressionante como todos os lugares que visitamos e que são patrimônios da Unesco foram os melhores. O interessante dessa blogagem coletiva é que aprendemos muito sobre vários outros patrimônios que nem fazíamos ideia. A nossa listinha de desejos tb está crescendo, rs. Abraços, Cristina e Renato.

  6. Cristina e Renato, lindo o post de vcs. Já visitei o Grande Canyon 2 vezes e fiquei hospedada lá porque realmente só assim dá para aproveitar. Quando for organizar minha viagem à Croácia já sei onde virei consultar as dicas. Fotos lindas e post super bem explicado. Parabéns !

    • Olá, Lilian! Obrigado pela visita e pelo comentário! A Croácia é um país realmente incrível! Além do parque, tente conhecer Trogir (Unesco) e Dubrovnik (Unesco tb!), muito lindo! Se precisar de alguma ajuda, fique à vontade para perguntar! Abraços, Cristina e Renato!

  7. Fantástico post! A seleção foi extremamente bem feita e as fotos estão incríveis!
    Alguns eu já conheci, mas outros estão na wish list e foi muito legal saber mais sobre eles!
    Abraços 🙂

    • Olá, Juliana! Obrigado pelo comentário! Realmente esse lago é incrível, parece de mentira, rs. A região das rochosas canadenses é muito interessante, fácil de viajar e não é tão cara. Vale muito à pena. Abraços, Cristina e Renato.

  8. Nossa amei o seu post. Tenho vontade de um dia conhecer todos estes lugares! Daqui a pouco to chegando nas montanhas rochosas canadenses, rs!
    Nosso planeta tem cada lugar lindo e formações naturais impressionantes!
    Parabéns pelo texto!

    • Olá, Carla! Obrigado pelo comentário e pela visita! Os parques das Montanhas Rochosas são demais, você vai amar. Já escrevemos posts sobre o Jasper e o Kootenay. Vamos tentar escrever sobre Banff por agora. Esperamos que dê tempo. Os parques Banff e Jasper são incríveis, mas não deixe de visitar também o Kootenay e o Yoho. Eles são belíssimos tb e bem mais vazios. Se precisar de alguma ajuda, entre em contato com a gente. Boa viagem! Abraços, Cristina e Renato.

Deixe um comentário