El Jadida (Mazagão): a grande cidadela portuguesa no Marrocos

10

El Jadida ou Mazagão é uma cidade marroquina localizada na costa atlântica africana, a apenas 100 km de Casablanca.

El Jadida roteiro Marrocos

Muralha de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A cidade é conhecida principalmente por sua grande cidadela portuguesa, construída no século XVI, declarada hoje patrimônio da humanidade pela Unesco e considerada como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo.

É possível fazer um bate-volta de Casablanca a El Jadida ou visitá-la no caminho de Casablanca para Essaouira.

Visitamos a cidadela portuguesa em um roteiro de 12 dias pelo Marrocos, conforme mostraremos  no próximo item.

Este post faz parte de uma série de posts sobre o Marrocos, onde contamos com muitos detalhes e fotos a nossa viagem por esse país exótico e cultural! Se ainda assim ficar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo.

1) El Jadida (Mazagão) em nosso roteiro de 12 dias pelo Marrocos

 

2) O que fazer em El Jadida (Mazagão)

2.1) Cidadela Portuguesa

Localizada junto ao mar, a Cidadela Portuguesa é formada por ruelas estreitas, com várias lojinhas, restaurantes, cafés e riads, cercadas por enormes muralhas.

O que fazer em El Jadida

Cidadela em El Jadida, Marrocos. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

É possível caminhar sobre as muralhas e ter vistas lindas do oceano e da cidade. No caminho, você encontrará uma série de canhões do período de dominação portuguesa.

cidade portuguesa Marrocos El Jadida

Caminhando sobre as muralhas de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Patrimônio da Unesco no Marrocos

Caminhando sobre as muralhas de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

roteiro diferente no Marrocos

Canhões na muralha de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Na medina, há ainda outras construções do período de dominação portuguesa, como a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e as Cisternas Subterrâneas. Há ainda uma mesquita construída pelos marroquinos após a retomada da cidade.

El Jadida Ponto de interesse

Caminhando sobre as muralhas de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Igreja de Nossa Senhora da Assunção El Jadida

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

pontos de interesse Marrocos

Medina de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

roteiro Marrocos cultural

Medina de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2.2) Cisternas Subterrâneas (Patrimônio da Unesco)

Inaugurada no ano de 1547 pelos portugueses, as Cisternas Subterrâneas são formadas por colunas e arcos de pedra.

Cisternas Subterrâneas em El Jadida Patrimônio da Unesco

Cisternas Subterrâneas em El Jadida (Patrimônio da Unesco). Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Atualmente o Sistema de Cisternas Subterrâneas é a atração mais famosa de El Jadida e merece uma visita.

Para visitá-la é necessário pagar uma pequena taxa e seguir pelo caminho demarcado. A iluminação atual favorece o cenário, refletindo a grandiosidade de sua engenharia nas águas que acumulam em seu interior.

As Cisternas Portuguesas de El Jadida ficaram especialmente famosas depois que, na década de 50, Orson Welles a utilizou como cenário no filme “Othelo”.

Patrimônio Mundial Unesco Marrocos El Jadida

Cisternas Subterrâneas em El Jadida (Patrimônio da Unesco). Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2.3) Almoçar peixe fresco e frutos do mar

Como mostramos, El Jadida é uma cidade pequena e em menos de 4 horas é possível visitá-la.

Para completar o passeio, a nossa dica é almoçar peixes frescos e frutos do mar em um dos restaurantes da Avenida de Suez.

Nessa avenida, você encontrará 2 tipos de restaurantes:

  • Turístico: com banheiro ocidental, talheres e preços mais elevados.
  • Local: com banheiro marroquino (um buraco no chão), sem talheres (comem-se as porções com as mãos) e com preços bem mais em conta.

Basta caminhar por essa avenida, degustar alguns petiscos servidos na porta dos restaurantes e escolher aquele que mais se adapta ao seu estilo de viagem. Nós curtimos!

  • Praias em El Jadida:

Para você que tem mais tempo, há ainda algumas praias na região de El Jadida. Dar uma volta por elas pode ser uma boa opção se você pretende passar 1 noite na cidade.

3) Curiosidades sobre El Jadida

Entre os anos de 1506 e 1769, El Jadida esteve sob o domínio dos portugueses, que influenciaram a região com sua cultura, arquitetura e costumes. Nesse período, os portugueses construíram a famosa cidadela fortificada e as belíssimas cisternas subterrâneas.

O que fazer no Marrocos El Jadida

Caminhando sobre as muralhas de El Jadida. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

No ano de 1769, por sua vez, a cidade foi abandonada pelos portugueses, que migraram para a Amazônia, fundando a cidade de Nova Mazagão, no estado brasileiro do Amapá.

E assim, construímos uma ligação entre Portugal, Brasil e Marrocos!

atrações El Jadida

Café do Mar na medina de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

viagem Marrocos El Jadida

Caminhando sobre as muralhas de El Jadida. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

4) Onde se hospedar em El Jadida

Se você não está em um bate-volta de Casablanca e nem no caminho para Essaouira, é possível se hospedar em bons resorts próximos à praia ou em um riad dentro do centro histórico de El Jadida.

A seguir, algumas opções interessantes:

4.1) Hotel em El Jadida

  • Mazagan Beach & Golf Resort: resort de luxo com piscina com cascata, spa, cassino, playground, casa noturna e campo de golfe. O resort está localizado próximo a uma praia com 7 km de extensão.
  • Hotel L’Iglesia: localizado aos pés do Porto El Jadida, o Hotel L’Iglesia foi construído em uma antiga Igreja Espanhola do século XIX e oferece terraço na cobertura com vista do mar, sala de massagem e lounge. A localização é perfeita para quem quer explorar a cidadela portuguesa e suas surpresas!
  • Art Riad Au Bord De La Mer: riad econômico com banheiros compartilhados, ótima localização e bem avaliado no Booking.com.

4.2) Hotel em Casablanca

Se você está em um bate-volta com base em Casablanca, aí vai uma dica com excelente localização e custo benefício:

  • Club Val d’Anfa: hotel 4 estrelas de frente para o mar, com um excelente custo benefício e localização privilegiada em Casablanca. Os quartos são bastante espaçosos e confortáveis. O hotel ainda oferece piscina, ótimo café da manhã em estilo buffet e estacionamento. Bom para curtir o pôr do sol na praia de Casablanca.

4.3) Riad em Essaouira

E para você que ainda vai explorar mais uma cidade lindíssima da costa atlântica marroquina, aí vai outra super dica:

  • Riad Raoud Rayhane: riad tradicional localizado dentro da medina de Essaouira. Os quartos são super confortáveis, novíssimos e o staff é super simpático! Avaliação fantástica no Booking.com e o preço excelente.

5) Agência no Marrocos com guias e atendimento em português

Durante 12 dias, rodamos o Marrocos de norte a sul e de leste a oeste com a empresa Excursão no Marrocos.

Para quem não conhece, a Excursão no Marrocos é uma empresa marroquina de confiança, com atendimento 100% em português e avaliação máxima no Tripadvisor.

Os pacotes incluem transporte privativo em 4×4 confortável, motorista, hotéis (standard ou luxo), passeios no deserto (opcional), guias em português nas medinas mais complexas como em Marrakech e Fez por exemplo, alguns jantares típicos, visita a famílias de origem bereber, passeios de dromedários e muita “aula” de cultura marroquina.

É importante mencionar que a Excursão no Marrocos oferece tours 100% privados, montados de acordo com as necessidades de cada cliente e com atendimento em português pelo e-mail excursaonomarrocos.vendas@gmail.com . Não há tours em grupos compartilhados.

Em resumo, esta foi uma viagem surpreendente e que nos mostrou um Marrocos muito mais autêntico do que jamais imaginamos!

6) Seguro de viagem no Marrocos

De maneira geral, os pacotes de viagem ao Marrocos não incluem seguro de viagem.

Por esse motivo, é muito importante reservar um seguro ainda do Brasil, para que a sua viagem esteja inteiramente protegida contra imprevistos.

Quando viajamos para o exterior, sempre pesquisamos no site Seguros Promo, que faz uma comparação entre diversos fornecedores de seguro de viagem. Esse comparador permite encontrar de forma simples e rápida o seguro que melhor lhe atende, considerando o destino, a duração da viagem e o perfil dos viajantes. Vale lembrar que leitores do Pegadas na Estrada podem contratar o seguro de viagem com desconto. Para usar esse benefício basta acessar o site por este link ou usar o cupom PEGADASNAESTRADA .

A empresa também possui um comparador de passagens, o PASSAGENS PROMO, que normalmente utilizamos para comprar nossas passagens aéreas.

Gostou deste guia de viagem sobre El Jadida no Marrocos?

Reserve os seus hotéis para qualquer destino do mundo pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂

Pensando em conhecer El Jadida? Então dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Conheça cidades diferentes e exóticas em um roteiro pelo Marrocos. No post de hoje, saiba tudo sobre El Jadida, a cidadela portuguesa.

Atualmente a empresa Excursão no Marrocos é parceira do Blog Pegadas na Estrada. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

10 Comentários

  1. Segui suas dicas recentemente, quando fui ao Alasca e agora vou aproveitar as sugestões para uma viagem ao Marrocos, que espero aconteça em breve! Que lindas as cisternas e achei interessante uma igreja católica por ali. Não tinha ideia desta influência portuguesa no Marrocos, pensei que fosse só espanhola. Preciso ir para aprender in loco!

  2. Bem interessante. Não conheci essa cidade na minha passagem pelo Marrocos, mas o Pegadas na Estrada foi fundamental para o meu planejamento. Obrigado!

  3. Gostei de El Jadida; Estou doida para visitar o Marrocos! Gosto mesmo de visitar cidadelas fortificadas e fiquei especialmente interessada nas cisternas subterrâneas. Comer peixe fresco também me pareceu ótima ideia! Desconhecia esta ligação entre Portugal, Brasil e Marrocos! 🙂

    • Olá, Ana Luiza!

      El Jadida é tão próximo à Casablanca e tão pouco visitado pelos brasileiros!
      É uma boa oportunidade para conhecer mais um patrimônio da Unesco no Marrocos, além de comer peixes frescos deliciosos!
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços
      Cristina

Deixe um comentário